Não é surpresa para ninguém que "Pantanal" é baseada em novela da Rede Manchete, que foi ao ar em 1990. Isso quer dizer que já podemos prever alguns pontos principais da história, como final de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa). Porém, isso não significa que a equipe não possa adaptar o enredo, trazendo questões atuais para a nova versão.
E foi exatamente o que rolou no capítulo da última terça-feira (28), quando o público se deparou com uma sequência em que os personagens sofrem com os incêndios e queimadas no Pantanal. Esse é um problema real, que ganhou as manchetes nos últimos anos.
Para a sequência, a produção chegou a utilizar imagens reais, incluindo takes de Michel Coeli, que lançará filme sobre a temática. Confira algumas cenas emocionantes e reação dos telespectadores com a mudança.
"Pantanal" muda roteiro e denuncia incêndios na região
As cenas que rolaram no último capítulo de "Pantanal" são para os fortes. A equipe alterou o roteiro original, da primeira versão, para inserir um problema super atual e real na trama: os incêndios na região do Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos, a questão ficou em alta em noticiários de todo o Brasil, após as chamas destruírem parte da fauna e da flora do local. O incêndio é muito causado pelas queimadas, incentivadas pelo agronegócio.
A decisão de mudar o enredo para tratar de um tema tão importante foi muito elogiada nas redes sociais e o público ficou bem emocionado. A atriz Dira Paes, que interpreta Filó na 2ª fase da novela, também falou sobre as cenas em seu Twitter: "As queimadas do Pantanal não são coisa só de novela. É real, é grave e precisa ser combatida com a seriedade que necessita", escreveu.
A preservação do meio ambiente é um tema que demanda atenção, principalmente se levarmos em conta que em outubro de 2022 teremos eleições para eleger políticos e representantes que podem fazer a diferença na causa.
Confira algumas imagens e a reação do público:
Osmar Prado ganha elogios na web: "Gigante"
Um personagem que estava no meio do incêndio do Pantanal era Velho do Rio, interpretado por Osmar Prado. A entidade vive próxima à natureza e tem contato íntimo com os animais da região. Ele mesmo chega a se transformar em cobra em capítulos da novela.
Por isso, quando as chamas começam a atacar a fauna, ele sofre muito e tenta socorrer os bichos, da forma que for possível. É uma cena bem emocionante e o trabalho de Osmar Prado foi muito elogiado nas redes sociais. "Estão transformando a terra numa fornalha", disse o personagem. Bem forte todo o roteiro e imagens, né?
As novelas podem fazer muita diferença em tantas causas políticas e ficamos felizes que "Pantanal" esteja fazendo essa importante mudança.