Por Victor Viana
5 comentários gordofóbicos que sempre rolam no Natal
5 comentários gordofóbicos que sempre rolam no Natal
O Natal é mesmo uma época maravilhosa, né? Nada como reunir a família e comer um monte de coisa gostosa como se não houvesse amanhã. De fato, é uma data ótima. Porém, também pode ser bastante prejudicial à sua saúde mental, caso você seja uma pessoa gorda. Afinal, a gente sabe quantos comentário gordóficos são feitos durante a ceia, né?

Tem como não amar o Natal, gente? Essa época em que todo mundo é feliz, em que se come rabanada e outras comidas deliciosas e, claro, não podemos esquecer os presentes. Afinal, reunir a família é bom, mas ganhar aquilo que você tá pedindo aos seus pais desde setembro também é. Ou seja, não tem como ser uma data ruim, certo? Errado! Na verdade, é bem fácil ter um Natal desagradável quando se é uma pessoa gorda. Como já foi discutido aqui no Purebreak, gordofobia é um assunto sério e, pode causar muitos transtornos.

Mas, por que o Natal é uma data gordofóbica? Porque envolve comida, é claro. Fora que, essa história de reencontrar os familiares que a gente não vê há muito tempo, sempre rende perguntas e comentários inconvenientes. Então, se você já está cansado de sofrer com esse tipo de situação - ou até mesmo se nem tinha se ligado que esse tipo de coisa acontecia - aqui vai uma lista com 5 tipos de comentários e hábitos bem gordofóbicos que rolam no Natal e precisam acabar imediatamente.

1 - "Como você emagreceu!"

Esse é um clássico, né? Na verdade, é um tipo de comentário que acontece em qualquer reencontro de família. Sempre tem aquela tia que diz esse tipo de coisa achando que vai nos deixar mais felizes. Assim como "gordo" não é xingamento, "magro" também não é elogio. Chega, né?

2 - "Como você engordou!"

Sim, nós já sabemos que ser gordo não é um problema. Porém, é bem provável que a pessoa que está dizendo isso não pense da mesma maneira. Aliás, dá até pra imaginar com facilidade o tom de "preocupação" em que essa frase é dita. Gente, se ninguém pediu sua opinião, é sempre melhor ficar quieto.

3 - "Você vai repetir mais uma vez?"

Sempre tem aquela pessoa que fica regulando o seu prato, né? Todo mundo passa o dia inteiro na cozinha, prepara comida para um batalhão de pessoas e depois não pode repetir? Nos poupe!

4 - "Comi demais, tô uma bola"

Esse aqui a gente ouve mais dos primos, né? O lado fit da família come feito louco e depois fica se sentindo culpado. Além dessa relação com a comida ser bem preocupante, a galera fica usando diversos adjetivos pejorativos sobre o corpo o gordo e simplesmente ignoram a sua existência - que, de fato, possui um corpo gordo. Tá na hora de dar sensibilidade e empatia pra pesse povo, né?

5 - "E aí, vamos começar um projeto verão?"

Pois é, outro problema que nós gordos precisamos enfrentar: as pessoas sempre acham que nós estamos querendo emagrecer. Não entra na cabeça de uma galera que, de repente, a gente possa estar feliz, né? E nesse período de final de ano, parece que fazer dieta se torna a principal meta para o ano seguinte. Até quando, gente?

sobre
o mesmo tema