Siga-nos no Snapchat

purebreakbrasil

O Estúdio Garage 227 apresenta seu jogo Shiny na Brasil Game Show 2014
O Estúdio Garage 227 apresenta seu jogo Shiny na Brasil Game Show 2014
Em meio a grandes empresas, pequenas companhias criam jogos 100% nacionais.

Até o dia 12 de outubro, o Expo Center Norte, em Sao Paulo, vai receber a Brasil Game Show e os fãs de games. Em meio a tantas novidades e grandes empresas desenvolvedoras de jogos, uma galera faz o negócio de forma independente.

Na parte reservada aos desenvolvedores indies estão o pessoal da Fira Soft, da Duaik Entretenimento e os meninos da Garage 227 Studios. Cada grupo, a sua maneira, cria e distribui games em um mercado marcado por grandes grupo internacionais - que trouxeram lançamentos para a feira.

Rafael Lima, COO da Garage 227, comenta que "é um desafio homérico você concorrer com essas grandes empresas. Tanto que a ideia quando você trabalha com jogo indie, jogo independente, é não concorrer diretamente com eles. É mirar num público que tem aceitação maior para coisas não tão mainstream", explica.

Questões de econômicas

Quando o assunto é a parte financeira dessas empresas, Luiggi Reffatti, game designer da Fira Soft, aponta que a desenvolvedora "tem um outro lado, que é o lado de aplicativos sob demanda. A gente faz tanto jogos, quanto aplicativos sob demanda. Esse é um mercado que só vende quem é conhecido e a gente ainda não está nesse estágio para sobreviver só fazendo jogo", conclui o sócio da empresa.

Já Pérsis Duaik, da Duaik Entretenimento, explica sobre algumas dificuldades do mercado de jogos independentes: "As vendas estão tropeçando um pouco porque o jogo está sendo muito pirateado". Só que ele aponta que "o diferencial é trazer a cultura brasileira de uma forma interessante. Não é só uma forma de tentar conversar com o brasileiro, mas de trazer uma coisa nova no mercado", fala sobre o jogo "Aritana".

Os amantes dos games indies podem comemorar jã que foi lançada a loja virtual de jogos eletrônicos: ThinPlay, que vende o que é desenvolvido no Brasil.

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema