Por Lívia Jácome
A partir de agora os fabricantes de smartphone que produzem no Brasil precisam se enquadrar em uma cota de aplicativos. Os celulares precisam sair de fábrica com determinado número de apps nacionais.

O Governo do Brasil publicou, por meio do Diário Oficial da União, no dia 11 de outubro, que todos os smartphones fabricados no país precisam vir com pelo menos cinco aplicativos nacionais. Se você estava empolgado em comprar um aparelho novo para encher de apps legais, assim como fazem as famosas, pode ter que pensar melhor antes.

Dessa maneira, o Ministério das Comunicação apresentou lista de apps aprovados e que devem vir previamente instalados nos celulares. Assim, cada aparelho, de fabricantes diferentes, precisam seguir à risca a listagem anunciada pelo governo.

Dessa maneira, se você comprar o novo iPhone, ele pode vir com alguns aplicativos juntos, sendo úteis e não. No caso do celular da Apple os apps "Turma da Galinha Pintadinha", "Easy Taxi" e "Calculadora do Cidadão" podem vir instalados de fábrica. Em aparelhos da Samsung é uma outra seleção com "Coquetel Caça-Palavras" e "1001 Atrações Culturais", dentre uma lista de 18 apps.

Além dessas empresas, LG, Motorola, Nokia e Sony também integram os fabricantes que têm que se adequar as novas regras. Essa lei serve para smartphones produzidos no Brasil e que são beneficiados com isenção fiscal do governo, com preços até R$ 1.500. Será que o app "Backdoor", que permite mandar mensagens anônimas no Facebook, não pode entrar na lista?

Claro, que o usuário terá a opção de instalar ou não cada um dos aplicativos.

Samsung
A Samsung divulgou sua nova linha de celular e nós estamos sem palavras!
sobre
o mesmo tema