Siga-nos no Snapchat

purebreakbrasil

História sendo refeita: Após 53 anos Estados Unidos volta a negociar com Cuba
História sendo refeita: Após 53 anos Estados Unidos volta a negociar com Cuba
Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos criaram um bloqueio econômico contra Cuba, para evitar o crescimento do comunismo na America Latina.

O presidente Barack Obama anunciou, nesta quarta-feira (17), que os Estados Unidos voltam atrás com o isolamento de Cuba. De acordo com o político esta medida de exclusão é antiquada e afirma que é "tempo de uma nova abordagem". Ambos países decidiram que vão restabelecer relações e acabar logo com essa "DR" que já dura meio século.

A reaproximação significa que Cuba e Estados Unidos vão voltar a fazer negócios, ou seja: as restrições sobre viagens, relações bancárias, atividades educacionais e até a quantidade de dinheiro enviadas por emigrantes entre os países serão reduzida. Apenas as viagens de turismo continuam banidas, porque aí já é demais...

A inimizade entre os dois países existem desde 1961, no período de Guerra Fria. Na época a Rússia e os Estados Unidos eram inimigos mortais. Enquanto os americanos queriam implantar o capitalismo no mundo, os russos queriam que o comunismo dominasse! Quando Cuba anunciou que seguiria os passos da antiga União Soviética... Pronto, ganhou um inimigo Super Poderoso chamado EUA que decidiu castigar a ilha com um isolamento econômico. Pelo visto a história está sendo refeita!

E o Papa?

Apesar do anúncio ter sido feito nesta quarta-feira (17), os EUA e Cuba estão negociando há 18 meses com incentivo do Canadá e do Papa Francisco. Tanta era a simpatia pelo assunto que o bom velhinho abrigou no Vaticano o encontro final entre os países . #EspíritoNatalino