Por Victor Viana
Quantos personagens negros existem nas séries que você acompanha?
Quantos personagens negros existem nas séries que você acompanha?
No dia 20 de novembro é "celebrado" o Dia da Consciência Negra e engana-se quem acha que há algum motivo para celebrar. Entidades que lutam pela causa, assim como militantes e outros influenciadores, gostam de aproveitar o foco que essa discussão ganha durante a data para alertar sobre a desigualdade que a população negra ainda sofre.

E se você é do tipo que acredita que não existe esse lance de racismo, que esse papo de desigualdade é furada, que "basta querer" e todos nós somos iguais/humanos, o Purebreak tem algumas verdades para te dizer. Não basta ir muito longe para entender como o racismo funciona. Quer dizer, caso você não tenha sentido na pele, basta acessar qualquer canal no Youtube que fale sobre o assunto para entender que as coisas são diferentes. Por exemplo, quantas protagonistas negras tivemos em "Malhação" nesses mais de 20 anos de novela? Será que realmente faltam atrizes negras no Brasil ou é apenas falta oportunidade? Para se ter uma ideia ainda maior do tamanho dessa diferença, nós resolvemos contar quantos personagens negros existem ou já passaram pelas séries que estão em alta na atualidade.

"Riverdale"

Ao todo temos cerca de 15 personagens compondo o elenco principal de "Riverdale". Através do Wikipedia, contamos aqueles que possuem, além de nome, um arco dramático. Bom, se você é fã da série já sabe que possuímos apenas duas personagens negras: Josie (Ashleigh Petsch) e Toni (Vanessa Morgan). Diferença bem gritante, né?

"Stranger Things"

O que falar de "Stranger Things"? Essa série é muito aclamada e com certeza uma das que mais bombam na Netflix. De acordo com as nossas contas, a produção possui 17 personagens importantes, sendo apenas um negro. Sim, estamos falando de Lucas (Caleb McLaughlin). E, apesar de amamos a sua irmã no seriado, a sua breve participação até agora não conta, né?

"Supergirl"

Na série da CW nós temos 14 personagens interagindo, conversando e fazendo a trama acontecer. Porém, apenas três são negros: James Olsen (Mahcad Brooks), J'onn J'onzz (David Harewood) e Lauren (April Parker Jones). Tá bom pra você? Não, né?

"Arrow"

Já passaram por "Arrow" uns 16 personagens que foram importantes para trama e destes só dois são negros: John Diggle (David Ramsey) e Curtis (Echo Kellum).

"The Flash"

Em matéria de CW, a série "The Flash" conseguiu sair na frente e, dos 11 personagens que já participaram da trama central, quatro são negros: Iris West (Candice Patton), Joe West (Jesse L. Martin), Wally West (Keiynan Lonsdale) e Cecile Horton (Danielle Nicole). É quase a metade dos personagens, o que parece muito bom, né? Porém, das quatro principais séries do canal, apenas uma conseguir isso é meio "estranho"...

"O Mundo Sombrio de Sabrina"

A Netflix realmente se preocupa em trazer mais diversidade para as suas séries e isso é fácil de perceber. Mas ainda sim negros são minorias. Em "O Mundo Sombrio de Sabrina", 11 personagens ganham destaque ao longo da trama e três são negros: Ambrose (Chane Perdomo), Roz (Jaz Sinclair) e Prudence (Tati Gabrielle).

"Game of Thrones"

Game of Thrones

Assim como em outras séries em que a rotatividade de personagens é grande, fizemos o calculo a partir de todos que passaram pela trama e que foram ou ainda são relevantes para história. E o negócio é meio absurdo, viu? A série mais vista da atualidade possui 44 personagens importantes e apenas dois são negros: Missandei (Nathalie Emmanuel) e Verme Cinzento (Jacob Anderson). Bom, a galera de "Cara Gente Branca" já havia comentado sobre isso, né?

"The Walking Dead"

As coisas até melhoram um pouco em "The Walking Dead", mas está longe de ser o ideal. 42 personagens já foram fundamentais para trama ou tiveram algum tipo de importância. Desse total, nove são negros: Michonne (Danai Gurira), Gabriel (Seth Gilliam), Ezekiel (Khary Payton), Siddiq (Avi Nash), Morgan (Lennie James), Sasha (Sonequa Maryin-Green), Tyreese (Chad L. Coleman), Bob (Lawrence Gilliard Jr.) e T-Dog (Irone Singleton).

"13 Reasons Why"

Não podemos mentir, "13 Reasons Why" realmente possui um elenco bem diversificado. Nessa mistura toda, são 25 personagens relevantes para a trama. Porém, apenas cinco são negros: Jessica (Alisha Boe), Kevin (Derek Luke), Marcus (Steven Silver), Sheri (Ajiona Alexus) e Caleb (R.J. Brown)

"Grey's Anatomy"

Se você acompanha "Grey's Anatomy" desde o começo, deve estar pensando "bom, agora tudo certo". Afinal, a gente sabe que a série sempre teve personagens negros ocupando cargos importantes e que o racismo é discutido desde sempre. Sem falar que Shonda Rhimes, a criadora da série, é negra. Mas será que tudo isso repercute no balanço de personagens? Contando com aqueles que já foram, 34 são importantes para a trama e 10 desses são negros: Miranda (Chandra Wilson), Richard (James T. Pickens), Burke (Isaiah Washington), Jackson (Jesse Williams), Warren (Jason George), Edwards (Jerrika Hinton), Ross (Gaius Charles), Maggie (Kelly McCreary), Catherine (Debbie Allen) e Adele (Loretta Devine).

Tudo isso é o suficiente?

Caso você esteja achando que oito, nove ou dez personagens não sejam números pequenos, nós do Purebreak até concordamos com você. Porém, ainda estão em número menor se compararmos com o dos brancos. Nós já naturalizamos o fato de que há pouco representatividade negra na mídia e por isso sempre achamos que o que tem é o suficiente. Será mesmo?

Por que esse número é sempre menor? Não existem atores negros tão qualificados? Ou será que as oportunidades são diferentes? É apenas coincidência o fato dessas 10 séries possuírem um número menor de pessoas negras em seus respectivos elencos? É só refletir sobre isso.

Riverdale
Essa foi a única a atriz a participar de todos os 137 episódios de "Riverdale"
"Riverdale": antes e depois dos atores mostra como eles mudaram do 1º para o último episódio da série
Final "Riverdale": 7 plot twists loucos que não fizeram o menor sentido
Final "Riverdale": últimos episódios da série ganham trailer mostrando tudo de louco que rolou até agora
ver todas as notícias de Riverdale Ver + matérias
sobre
o mesmo tema