Por Beatriz Vianna
Desculpa o Textão: precisamos falar sobre a pressão psicológica dentro da universidade
Desculpa o Textão: precisamos falar sobre a pressão psicológica dentro da universidade
Não podemos te prometer que a faculdade será a melhor época da sua vida, mas te trará muitos aprendizados. Alcançar mais liberdade, conhecer gente nova, estudar algo interessante às vezes pode não ser suficiente para contornar algumas situações lá dentro. E está tudo bem. O Purebreak tá aqui pra te mostrar que você não está sozinho nesse desafio!

Se você já chegou ao Ensino Superior e está naquela fase de muitas dúvidas, inseguranças e medos, calma, viu?! Você não está sozinho. Para muitos, a faculdade é um divisor de águas em comparação ao Ensino Médio. Só que tem sempre aquele momento em que a onda começa a vir com mais intensidade, né?! Antes de conversarmos sobre essas questões, saiba que você conseguirá passar por mais esse desafio.

Aos 17, 18 anos, somos delegados a escolher os nossos planos de carreira para os próximos dez anos de nossas vidas e fazer uma faculdade está incluso nisso. O que é ótimo, pois não deixa de ser uma baita oportunidade de aprender coisas novas, se aprofundar em algo, expandir seu círculo de amigos e tudo mais, seja lá qual for a fase da vida que você opte por fazer uma. Acontece que a universidade não é um lugar fácil. Pelo contrário, pode ser muito cruel e, aos poucos, vamos percebendo isso.

As instituições de Ensino Superior são lugares muito machistas e isso não é novidade para ninguém. De quebra, ainda conseguirá ser um dos ambientes mais elitistas que você irá frequentar. Mas procure ter em mente essas quatro coisas para passar por essa fase e tirar proveito de cada um desses obstáculos. Você vai chegar lá!

Cada um tem o seu tempo

Não se sinta pressionado a pegar um milhão de matérias em um semestre só para adiantar o curso ou entregar o TCC naquele determinado período. Se o seu amigo faz isso, ótimo para ele. O tempo dele é diferente do seu. Você não será um profissional pior se terminar a faculdade dois ou três semestres depois.

Animated GIF

Você tem o seu valor

Como dito antes, a faculdade é um lugar bastante elitista. Quando entramos na universidade muito novos, o choque de realidade pode ser maior. Cuide de si mesmo para não deixar que os assédios morais te prejudiquem ao longo da disciplina ou curso. Não faça nada que não queira. O doutorado ou PHD do seu professor não define em nada o valor que você tem.

Image result for baby im worth it gifs

Tem coisas mais importantes que seu TCC

A época de entregar o TCC pode ser uma das mais tensas e isso é totalmente compreensível. Mas não se prive de fazer algo que goste, visitar seus avós, sair com os amigos em um final de semana por conta dele.

Image result for lorelai e rory gifs gilmore girls

Você não é o único - mesmo!

Tá sentindo medo de não conseguir um emprego na área que é formado? Tá desanimado com o curso? Com os professores? Você não é o único a sentir isso. Tudo tem o seu tempo para acontecer e se for necessário mudar todos os seus planos, mude. O importante é você estar satisfeito.

Related image

sobre
o mesmo tema