Por Clarissa Alves
Montar um PC pode ser mais acessível do que você pensa
Montar um PC pode ser mais acessível do que você pensa
Você pode montar um computador incrível, capaz de rodar os games da geração atual sem ficar pobre.

Se o seu PC já não tá dando conta da maioria dos seus jogos, não tem jeito, vai ter que renovar seu amigão. A boa notícia é que você não tem que vender um rim para isso. Em uma conversa com o especialista em hardwares da RLS Informática, Carlos Mirendill, ele revelou o pulo do gato dos computadores para games. E o Purebreak vai te contar, claro!

"Uma grande dica quando se vai montar um computador peça por peça é se preocupar em manter todos os componentes no mesmo nível. Se vai comprar peças mais potentes, é preciso que todas sejam equivalentes", afirmou Carlos.

E é com uma média de 3 mil reais que você consegue o PC pra jogar "Watch Dogs" curtindo todos os efeitos especiais.

As peças de hardware de um computador
As peças de hardware de um computador

Uma escala de importância para cada peça

A placa de vídeo é primordial pois é ela que exibe tudo o que você vê na tela do monitor. Não custa menos de 400 reais. Existem algumas que chegam a custar 4 mil reais. Mas não é uma dessas que você quer. Ou tá reconsiderando vender um rim?

Em seguida a memória RAM, responsável pela velocidade da estrutura como um todo. O processador é o cérebro que dá as ordens. A placa mãe é o esqueleto onde tudo fica encaixado. Sempre verifique se ela possui todas as entradas compatíveis com as peças citadas anteriormente.

Carlos explicou que "Se você compra um processador rápido e potente, de nada adianta colocar pouca memória RAM. O PC vai ficar lento como se você tivesse comprado um processador barato. Se comprou uma placa de vídeo de 800 reais, tem que ter uma fonte de alimentação robusta pra manter a placa". Ou seja, tudo é questão de equilíbrio.

A peças secundárias, que podem custar menos

A fonte precisa apenas ter potência suficiente para alimentar toda a estrutura, sem grandes segredos. O HD é apenas a peça que armazena seus arquivos e programas e sua capacidade não afeta o desempenho. Com HD de 400 gigabytes ou 10 terabytes de espaço, por exemplo, a máquina rodaria da mesma maneira.

O gabinete é onde você pode economizar mais por ser um item mais estético do que qualquer coisa. Opte por um design simples que é mais barato, apenas grande o suficiente para envolver todas as peças e arejado pra que nada super aqueça ali dentro.

A última dica de Carlos foi: "Mas, de qualquer forma, se você não conhece ou não entende de peças, procure alguém pra orientar melhor, ou reúna paciência e faça pesquisas na Internet. Existem centenas de sites que explicam e orientam de forma bem eficiente".

(Escrito por: Clarissa Brunholo)

Sonhar com um PC incrível não custa nada...quer dizer, custa muito dinheiro
Sonhar com um PC incrível não custa nada...quer dizer, custa muito dinheiro
sobre
o mesmo tema