Por Clarissa Alves
Trailer de "A Viagem de Chihiro", uma das animações do Estúdio Ghibli
Eles são parte da cultura oriental muito rica e que ninguém deveria perder.

Quando pensamos em desenhos animados para o cinema, logo vem à memória Disney ou Pixar, que cresceram muito nas últimas décadas. Esses podem até ser os principais estúdios para os ocidentais, mas lá no Japão a refência para grandes nomes da animação fica com Hayao Miyazaki e seu Estúdio Ghibli. Fundado há quase 20 anos atrás, é responsável por sucessos mundiais como "Meu Vizinho Tototo" e "A Viagem de Chihiro". Venha conhecer esses e outros animes imperdíveis da cultura nipônica.

Ao entrar em contato com as obras de Miyazaki, a gente percebe de cara como é grande seu amor pelo lado mais forte das mulheres. O diretor e roteirista faz questão de construir protagonistas do sexo feminino, colocando-as em situações que requerem muita força, obstinação e auto-controle. Uma perspectiva bem diferente da indústria americana, acostumada a colocar a mulher no papel da princesa sofredora que precisa de resgate. Não se pode nem argumentar que as inspirações de Miyazaki estão alinhadass com a atual popularização do feminismo. Um dos longa metragens inicias de sua carreira é "Nausicaä do Vale do Vento", que surgiu em 1984 e já retratava uma princesa guerreira.

"Nausicaa do Vale do Vento" é uma princesa corajosa que enfrenta os parigos da floresta pelo seu povo
"Nausicaa do Vale do Vento" é uma princesa corajosa que enfrenta os parigos da floresta pelo seu povo

A mistura de ação, aventura e romance em um formato delicado o suficiente para tocar tanto adultos quanto crianças é uma das especialidades de Hayao Miyazaki. Seus animes sempre são repletos de lições de sabedoria ou ética, mas com o cuidado de não rotular nada como "certo ou errado". São exemplos que dão liberdade para que o público tire suas próprias conclusões, apenas estimulando uma reflexão individual sobre o assunto.

Dentre os filmes do Estúdio Ghibli que não são muito conhecidos, mas vale a pena assistir, o Purebreak recomenda: "O Serviço de Entregas de Kiki", "Princesa Mononoke", "O Castelo Animado" e "Ponyo". Para quem não teve contato ainda com "Meu Vizinho Tototo" e "A Viagem de Chihiro" também não deveria perder. Ah, e depois de curtir os desenhos, não esqueça de comentar com a gente a sua opinião sobre essa espécie de "Disney japonesa"!

A força das mulheres de Miyazaki aparece no filme "Princesa Mononoke"
A força das mulheres de Miyazaki aparece no filme "Princesa Mononoke"
Disney
IA revela como Mickey, Minnie e seus amigos seriam se fossem humanos: Pluto vai te surpreender!
Filme de ficção científica é lançado no Disney+, mas é excluído do catálogo 7 semanas após estreia
Ryan Evans, de "High School Musical", é gay? Disney confirma sexualidade do personagem!
"Pequena Sereia" fica em 6ª lugar no ranking dos maiores live-actions. 1ª lugar vai te surpreender!
ver todas as notícias de Disney Ver + matérias
sobre
o mesmo tema