Siga-nos no Snapchat

purebreakbrasil

Pesquisa do Ibope mostra Aécio Neves pela primeira vez na frente de Dilma Roussef, mas candidatos empatam tecnicamente com a margem de erro
Pesquisa do Ibope mostra Aécio Neves pela primeira vez na frente de Dilma Roussef, mas candidatos empatam tecnicamente com a margem de erro
Ibope e Datafolha publicaram as intenções de voto para o segundo turno.

No embalo do segundo turno das eleições para Presidente da República, dois dos principais institutos de pesquisa brasileiros já divulgaram as primeiras tendências de voto dos eleitores. Encomendados pela TV Globo e pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, os levantamentos do Ibope e do Datafolha indicam empate técnico entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Roussef (PT).

As duas pesquisam alcançam 95% de nível de confiança, ao levar em conta as margens de erro: dois pontos para mais ou para menos. Candidato pelo PSDB, Aécio pela primeira vez aparece em vantagem numérica em relação a atual presidente Dilma. No entanto, a margem de erro é primordial para esclarecer que os dois se encontram tecnicamente empatados.

Ibope

A pesquisa mostra Aécio Neves com 46% da preferência do eleitorado. Com a margem de erro, os números variam entre 44% e 48%. Já Dilma Rousseff aparece com 44%, empatada tecnicamente com o social-democrata ao considerarmos a margem de erro, que coloca a petista entre 42% e 46%. Enquanto votos brancos e nulos somam 6%, o total de 4% dos entrevistados não soube ou não quis opinar.

Comum nos institutos de pesquisa, o levantamento também foi feito apenas com votos válidos. Ao desprezar os brancos, nulos e indecisos, Aécio figura com 51%, tendo de 49% a 53% com a margem de erro. Dilma aparece com 49% de preferência, variando entre 47% e 51% ao considerar a margem de erro.

Pesquisa do Datafolha mostra Aécio Neves e Dilma Roussef empatados tecnicamente considerando apenas os votos válidos
Pesquisa do Datafolha mostra Aécio Neves e Dilma Roussef empatados tecnicamente considerando apenas os votos válidos

Datafolha

A vantagem numérica de Aécio se mantém na pesquisa do Datafolha. O candidato tucano conquista 46%, variando entre 44% e 48%. Enquanto isso, Dilma está com 44%, ou seja, tem de 42% a 46% quando a margem de erro é considerada. Portanto, o empate técnico entre os presidenciáveis permanece. Os votos brancos e nulos somam 4%, enquanto 6% não respondeu ou não soube opinar.

Os resultados do Datafolha, considerando apenas os votos válidos, mostram Aécio com 51% e variando de 49% a 53% com a margem de erro. Sua adversária consegue empatar através da margem de erro, figurando entre 47% a 51%, mas aparece em desvantagem com 49%.

Votos nas regiões

No Sudeste, Aécio tem 62% e Dilma 38%. O candidato do PSDB também lidera no Sul e no Centro-Oeste, com 55% e 63%, respectivamente, enquanto a petista conquista 45% e 38%, respectivamente. No entanto, Dilma sai na frente no Norte e no Nordeste, com 60% e 66%, respectivamente, em relação aos 40% e 34% de Aécio.

Vale lembrar que a Justiça Eleitoral chega ao nome do vencedor do segundo turno, no dia das eleições não considerando os votos brancos e nulos. Para a realização das pesquisas, o Ibope ouviu 3.010 eleitores de terça-feira (07) a quarta-feira (08). Já o Datafolha entrevistou 2.279 eleitores, entre quarta (08) e quinta-feira (09).

Dilma Rousseff
Impeachment: Dilma Rousseff perde mandato e internet vai à loucura! Veja reações
Impeachment de Dilma Rousseff: presidente é afastada por até 180 dias e Michel Temer assume. Entenda
Impeachment de Dilma Rousseff: veja os memes da votação no Senado, com a hashtag TchauQueridaDay!
Impeachment de Dilma Rousseff: Presidente interino da Câmara suspende ação e internet reage!
ver todas as notícias de Dilma Rousseff Ver + matérias
comentários
comments powered by Disqus
Principais
notícias
sobre
o mesmo tema