Por Clarissa Alves
Casais gays em "The Sims" aconteceram por acidente
Casais gays em "The Sims" aconteceram por acidente
No mundo dos Sims as leis são feitas pela EA, que nessa época não deu nenhuma bola pra qualquer um que pudesse se opor a Sims LGBT

Os namoros entre pessoas do mesmo sexo nunca foram devidamente explorados em qualquer jogo anterior ao simulador de vida "The Sims". O que a gente não sabia é que toda essa flexibilidade foi acidental; um acidente que acabou sendo muito positivo.

Ao longo da fase de planejamento, a Electronic Arts decidiu, na verdade, que "The Sims" seria totalmente hétero. Até que o programador Patrick J. Barrett III foi contratado em 1998 e por falta de comunicação entre a equipe e o novato, ele teve acesso a um relatório ultrapassado; foi o que ele contou ao jornal The New Yorker em uma entrevista.

Barrett trabalhou de acordo com o relatório antigo (errado), entendendo que os Sims poderiam ter qualquer tipo de relação, afinal o documento não especificava que todos seriam apenas héteros. Então ele criou um sistema que determinaria a sexualidade dos Sims (heterossexual, homossexual ou bissexual) por meio de ações do usuário, ao invés de fatores simples, como morar na mesma casa, por exemplo. Esse sistema corresponde às interações românticas que já conhecemos hoje em dia. Em que você clica e decidide paquerar ou não um Sim.

Homo ou Hétero? Tanto faz...

A equipe viu o funcionamento do sistema e foi bastante indiferente, não se opondo em relação ao que já estava feito. Barrett contou que nessa época aElectronic Arts estava mais preocupada em fazer com que "The Sims" não fosse um fiasco e não trouxesse nenhuma consequência negativa para franquia "SimCity", que já tinha certo sucesso. Então, ter ou não ter homossexualidade no jogo nunca foi considerada pela EA uma decisão tão importante. Por isso, acabou ficando desta maneira, sem grandes problemas.

No fim de tudo, o jogo foi um grande destaque da E3 de 1999, com direito a beijo entre dois rapazes aparecendo no trailer. Bingo!

Dois rapazes se beijando no trialer de "The Sims" na E3 de 1999
Dois rapazes se beijando no trialer de "The Sims" na E3 de 1999

Veja como são as coisas: 15 anos depois a Nintendo não seguiu o exemplo e baniu essa opção relacionamento em seu game "Tomodachi Vida". Estamos em 2014 e isso pegou muito mal pra imagem da Nintendo.

Uns andam pra frente, outros travam no caminho. A EA vai lançar "The Sims 4" em setembro, mesmo que o jogo tenha recebido censura pra maior de 18 anos na Rússia por causa das relações gays, mantendo firme seu apoio à liberdade sexual no jogo.

Electronic Arts
sobre
o mesmo tema