Por Beatriz Vianna
Nesta terça (19), foram disponibilizados no site oficial do Inep os espelhos das redações do ENEM 2018. Isso significa que, finalmente, você poderá conferir a versão digitalizada do seu texto corrigido dentro daquelas cinco competências. Além disso, o instituto também liberou a nota dos treineiros; aqueles que realizaram os exames apenas por teste.

Demorou, mas chegou! O Inep liberou, nesta terça (19), os espelhos das redações do ENEM 2018. Na página do participante no site, você poderá encontrar a versão digitalizada do seu texto corrigido. De quebra, aqueles que realizaram os exames apenas para adquirir experiência, sem compromisso algum, já podem ter acesso às notas.

As provas foram aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. No primeiro dia, Matemática e Ciências da Natureza e, no segundo, Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

Apenas 55 candidatos gabaritaram a redação do ENEM

De acordo com o Inep, dos mais de 4 milhões que participaram do ENEM 2018, apenas 55 candidatos tiraram o tão sonhado mil na redação. Desses 55, 42 eram mulheres. Ouvimos girl power?! Nessa edição, o tema foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" e dividiu a opinião do público quanto ao nível de dificuldade.

Lembrando que a correção do texto segue à risca cinco competências: domínio da língua, compreensão do tema, organização das ideias, conhecimento dos mecanismos linguísticos e proposta de intervenção.

Related image

As reações

Alguns se surpreenderam com a nota, outros nem tanto. Mas uma coisa é certa: foi todo mundo para o Twitter fazer aquele desabafo de lei e as reações foram as melhores!

sobre
o mesmo tema