Por Lucas Silva
A ID Jovem permite meia-entrada, passagens interestaduais e até mesmo gratuidade no Enem
A ID Jovem permite meia-entrada, passagens interestaduais e até mesmo gratuidade no Enem
Essa identidade veio pra facilitar a vida, não acham?

Se você está na faixa dos 15 a 29 anos, tem baixa renda e ainda não conhece a ID Jovem, então fica ligado. Esse documento, que é emitido por meio de aplicativo no celular ou internet, te garante vários benefícios como acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos em viagens interestaduais - podendo rolar até de graça - e até mesmo a isenção do ENEM.

Dá só uma olhada...

A ID Jovem oferece novas oportunidades para jovens de baixa renda

O programa é valido para moças e rapazes de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para conseguir essa declaração, você vai precisar ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. Daí é só acessar o site da ID Jovem, preencher todos os dados e gerar seu cartão.

Pelo celular é só fazer o download do aplicativo disponível para Android, iOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e seu cartão virtual estará pronto. E para usar é bem fácil, basta imprimir a imagem do cartão ou apresentar pelo smartphone quando for comprar um ingresso, passagem ou bilhete acompanhado de um documento oficial com foto.

Enem 0800

Para a galera que tem o ID Jovem, a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio é de graça. Os alunos de famílias com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio têm o direito de isenção no Enem apenas informando o (NIS) ao preencher a ficha de inscrição. Aliás, todos os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas da rede pública, podem ser isentos de pagar o ENEM, desde que preencham a inscrição corretamente.

Não é demais, breakers? A ID Jovem tem validade de 180 dias, depois desse prazo é necessário revalidar o certificado pelo app ou no site. Se você ainda não tem esse documento, corre já pra fazer sua inscrição!

sobre
o mesmo tema