Por Victor Viana
Conheça David Miranda, deputado federal que irá substituir Jean Wyllys na Câmara
Conheça David Miranda, deputado federal que irá substituir Jean Wyllys na Câmara
Quando o assunto é política, todo dia acontece algo no Brasil que deixa todo mundo perplexo. Nesta quinta-feira (24) ficamos sabendo que o deputado Jean Wyllys está desistindo do seu mandato por conta de várias ameaças de morte que vem recebendo. No entando, David Miranda irá substituí-lo. Descubra quem é o rapaz aqui no Purebreak.

A gente sabe que aqui no Brasil tudo é motivo para virar meme, ainda mais quando o assunto é política. Mas desta vez a situação é bem séria! O deputado Jean Wyllys, reeleito em 2018, desistiu do seu mandato. O motivo? As diversas ameças de morte que vem recebendo. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o professor, que não está no Brasil, informou que não irá voltar. De acordo com ele, o ambiente no país está muito perigoso e ele precisa zelar pela sua segurança. A notícia chocou e deixou muita gente inconformada. No entanto, o deputado David Miranda já está confirmado para ocupar o lugar de Jean na Câmara.

Assim como Jean Wyllys, David também é assumidamente gay - aparentemente são os únicos. O carioca nasceu na favela do Jacarezinho e se intitula como "negro, favelado e LGBT". Formando em Jornalismo, é filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Foi eleito vereador da cidade do Rio em 2016 e deputado federal em 2018. Seu trabalho na militância LGBT já é antigo e, em entrevista ao G1, David contou que assumir esse cargo no lugar de Jaean Wyllys é um trabalho que precisa ser feito. "Eu sinto como mais um trabalho que necessita ser feito. Eu sou vereador aqui no Rio de Janeiro, consegui passar muitas leis aqui e sinto que em Brasília eu posso entregar muito mais. Na luta pela comunidade LGBT, contra o extermínio da juventude negra que é morta todos os dias na favela", contou.

Entenda o caso de Jean Wyllys

Jean Wyllys contou à Folha de São Paulo que sempre recebeu muitas ameças de morte, mas passou a tomar mais cuidado depois que a vereadora Marielle Franco foi executada no Rio de Janeiro. Depois desse episódio, passou a andar de carro blindado e com seguranças. Mas, para o deputado, a situação ficou ainda mais grave quando foi levantada a possível aproximação de Flávio Bolsonaro e a família do ex-PM suspeito de chefiar a milícia investigada pela morte de Marielle.

"Me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinete a esposa e mãe do assassino [...] O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é segurou pra mim", declarou. Não é de hoje que Jean Wyllys e a família Bolsonaro se estranham e a situação só piorou após Jair vencer as eleições contra Fernando Haddad. Além das ameaças, Jean é vítima de diversas fake news que o difamam e de um hate muito grande na internet.

Através das suas redes sociais, o pesquisador contou que prezar pela sua vida é o mais importante neste momento.

Logo que Jean Wyllys noticiou que deixaria o mandato e o país, o presidente Jair Bolsonaro publicou uma série de tweets bem controversos. Em um deles até chega a dizer que é um "grande dia". O ex-militar também compartilhou uma série de emojis, um deles de um avião decolando. Obviamente que TODO MUNDO entendeu que isso era uma afronta ao ocorrido com Jean. Carlos Bolsonaro, conhecido pelo seu alto nível de maturidade, escreveu "vá com Deus e seja feliz". Após isso, tentou mudar de assunto e, claro, disse que todas as acusações de que ele estaria provocando o deputado eram loucuras. Veja:

Aparentemente, Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro comentaram sobre a saída de Jean Wyllys do país
Aparentemente, Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro comentaram sobre a saída de Jean Wyllys do país

Aparentemente, Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro comentaram sobre a saída de Jean Wyllys do país
Aparentemente, Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro comentaram sobre a saída de Jean Wyllys do país
sobre
o mesmo tema