Por Carolinne Rigotti
Veja pensamentos machistas que quase todo mundo já teve - e não deveria!
Veja pensamentos machistas que quase todo mundo já teve - e não deveria!
As coisas estão mudando, as pessoas estão se informando e abandonando alguns posicionamentos bem estereotipados e antigos. Mas, querendo ou não, a grande maioria já teve algum pensamento machista. Para que situações assim não se repitam e não tornem alguma situação desrespeitosa e desagradável, o Purebreak apresentou uma listinha de coisas que já passaram pela cabeça de alguns de forma bem errada.

As coisas andam muito complicadas na vida, né? Muitas notícias sobre homofobia, agressões e machismo tomaram conta das manchetes ultimamente e isso dá um aperto no coração de quem sabe que tá tudo errado. E, mesmo que as coisas estejam mudando e as pessoas estejam se informando mais, praticamente todo mundo já teve pensamentos machistas - sim, até nós, mulheres! Como prova, vamos mostrar uma listinha de coisas que maioria das pessoas já pensou de forma bem errada em relação à outra mulher.

"Nossa, que roupa curta é essa, vulgar, não se dá o respeito"

Já ouviram o conceito "meu corpo, minhas regras"? É REAL! Infelizmente, muita gente já teve esse tipo de pensamento, o que é completamente errado, porque a pessoa tem que se vestir da forma que se sente confortável e feliz, independente do tamanho, da cor ou do modelo.

"Depois é estuprada e não sabe por quê"

Essa é uma das piores, senão a pior. Vamos lembrar que a culpa do estupro NUNCA é da vítima, beleza? Independente da roupa, da aparência, se está bêbada ou não, se está até tarde na rua ou não. O errado nessa história toda é o agressor, apenas! É muito triste a mulher ter que perder a liberdade de se vestir ou se comportar da forma que quer porque sente medo do que pode acontecer. Não a deixe com um sentimento pior ainda tornando-a culpada por ser vítima desse tipo de situação.

"Ela pega todo mundo, que vagabunda"

Vagabunda, não. LIVRE! Todos têm o direito de ficar com quem bem entende - desde que os dois queiram isso e, claro, estejam solteiros, né? Por que uma mulher que fica com vários homens é vista como a errada da situação? Mulher não pode se divertir? PODE, SIM! Então, pegue todo mundo mesmo e seja feliz!

"Olha só como ela é masculina, com certeza é sapatão"

Primeiro, você não deve se referir à sexualidade de ninguém com o intuito de ofender. Isso é extremamente errado, é homofobia. E, se for o caso da menina ser lésbica mesmo, o que você tem a ver com isso? Fora que às vezes a moça só não se sente confortável em passar uma maquiagem ou usar determinadas roupas. Lembra daquele tópico: "A pessoa deve se vestir de forma que se sente confortável".

"Toda mulher só começa a ser mulher mesmo depois que casa e tem filhos" / "Já pode casar"

Nana-nina-não. Toda mulher é mulher, ponto. Ninguém precisa de um marido ou um filho pra ter esse título. É o seu sonho? Ótimo, isso é lindo! Mas lembre-se sempre que nem toda mulher quer engravidar ou subir ao altar e isso também é lindo e normal. Vamos respeitar os desejos de cada um? Vamos!

"Você tem a personalidade muito forte, nunca vai conseguir um marido"

Oi? Primeiro: quem disse que a mulher é obrigada a mudar sua personalidade para agradar um homem ou qualquer outra pessoa? Nada disso! Segundo: quem garante que ela está querendo um marido? Eu hein! "Mulher tem que se dar o respeito" e "Mulher bebendo e fumando é feio" entram bem nesse quesito também. Apenas parem, bebês.

Basta colocar a mão na consciência e saber que todas as mulheres são deusas, merecem e exigem respeito!

sobre
o mesmo tema