Por Victor Viana
Veja as maiores diferenças entre os filmes de super-heróis e suas histórias em quadrinhos
Veja as maiores diferenças entre os filmes de super-heróis e suas histórias em quadrinhos
Será que tudo o que você viu em "Capitão América: Guerra Civil", "Batman Vs Superman" e "X-Men: Apocalipse" bate com os gibis?

As adaptações são uma das maiores dificuldades do cinema. Afinal, como colocar aquele livro de 500 páginas em um filme de duas horas sem perder nada? Mas são só os livros que enfrentam esse tipo de problema. Pode não parecer, mas as histórias em quadrinhos também passam por essa situação. Pensando nisso, o Purebreak listou algumas diferenças entre as HQs e os longas de super-heróis. Será que você já tinha percebido tudo isso?

"Capitão América: Guerra Civil" é provavelmente um dos filmes dessa temática que mais animou o público nos últimos meses. A produção bateu recorde de bilheteria e também foi bastante elogiado pela crítica. Entretanto, quem já havia lido o quadrinho, sabe que nem tudo foi exatamente igual. Na HQ da Marvel, por exemplo, o número de heróis que participam da Guerra Civil é bem maior do que o mostrado na telas do cinema. Não haveria estúdio que pudesse pagar a contratação de tantos atores, né?

Mas esse não é um problema específico nem da Marvel e muito menos da DC Comics. É realmente bastante complicado adaptar essas histórias e sempre ficará faltando uma parte. Mas e aí, querem ver quais são as outras diferenças? Então, se liguem nessa lista!

- Personagens não são tão poderosos nos filmes quanto nas HQs

Quadrinhos X Filmes
Quadrinhos X Filmes

Você acha que os heróis são muito fortes? Nos quadrinhos eles são o dobro disso. Se nos cinemas eles tivessem a mesma força das HQs, as batalhas durariam poucos minutos. E o que é um filme de super-herói sem as suas brigas? Nesses casos, a solução encontrada foi fortalecer o vilão. Desse jeito é mais difícil para nossos protagonistas derrotá-los.

- Nas HQs, nem todas as rivalidades terminam em grande pacandaria

Quadrinhos X Filmes
Quadrinhos X Filmes

Nem tudo é uma grande pancadaria em filmes de super-herói. Nos quadrinhos, muitas das grandes brigas entre inimigos foram resolvidas na conversa. Mas aí volta aquela mesma pergunta, o que é um filme desse tipo sem a porradaria?

- Filmes são mais realistas que as HQs

Quadrinhos X Filmes
Quadrinhos X Filmes

Sempre tem aquele que assiste filmes de super-heróis e acha que a trama é muito falsa. Além do fato de ser uma produção que foge da realidade que conhecemos, nos quadrinhos a situação é muito mais louca. Algumas coisas realmente ficam de fora dos filmes para poder convencer melhor o público.

- A ressurreição nos cinemas não dá tão certo quanto nas HQs

Quadrinhos X Filmes
Quadrinhos X Filmes

Nas HQs, os personagens estão sempre morrendo e ressuscitando. Para os cinemas, os produtores acreditam que essa não é a melhor fórmula. Por conta disso algumas coisas que acontecem nos quadrinhos não se repetem em alguns longas.

- Heróis envelhecem no cinema

Quadrinhos X Filmes
Quadrinhos X Filmes

O Batman da década de 40 ainda é o mesmo personagem das histórias em quadrinhos atuais. Entretanto, isso não é possível na sétima arte, né? Afinal, os atores envelhecem. Esse é outro problema que os diretos de cinema vão precisar enfrentar daqui pra frente.

- Participação de outros heróis é diferente no cinema

Quadrinhos X Filmes
Quadrinhos X Filmes

Nas HQs é muito mais simples unir os personagens, não existe toda a burocracia que consiste em fazer um filme. Por isso que alguns heróis acabam ficando de foram de determinados filmes. Em "Capitão América: Guerra Civil", por exemplo, muitos personagens foram deixados de lado.

- Importância dos personagens diminui nos cinemas

Quadrinhos X Filmes
Quadrinhos X Filmes

Como em um filme o tempo é muito reduzido, alguns personagens acabam servindo mais de enfeite do que qualquer outra coisa.

- Muitas coisas das HQs não vão para o cinema

Quadrinhos X Filmes
Quadrinhos X Filmes

O jeito é aceitar e saber que você não vai ver tudo o que acontece nas histórias em quadrinhos do mesmo jeito nos cinemas. Algum detalhe sempre ficará de fora. :/

Marvel
Alguém roubou o roteiro de "Os Vingadores" e a Marvel tomou medidas que fizeram o ladrão sair do país
Marvel proíbe duas estrelas do MCU: elas nunca mais trabalharão juntas
A Marvel já usou IA para gerar a abertura de sua série; obviamente, há controvérsia
"Kraven - O Caçador": primeiro filme 18+ da Marvel ganha trailer sangrento
ver todas as notícias de Marvel Ver + matérias
sobre
o mesmo tema