Por Beatriz Vianna
Reveja essas 7 cenas e entenda porquê "As Aventuras de Poliana" teve a classificação indicativa aumentada
Reveja essas 7 cenas e entenda porquê "As Aventuras de Poliana" teve a classificação indicativa aumentada
Quem acompanha "As Aventuras de Poliana" teve uma surpresa nos últimos dias. A novela do SBT foi advertida pelo Ministério da Justiça como imprópria e inadequada. Por conta disso, sua classificação indicativa, antes "Livre", aumentou para 10 anos. Mas se a gente analisar bem essas 7 cenas retiradas da novela, dá pra entender o motivo.

Pode parecer que não, mas "As Aventuras de Poliana" traz algumas questões delicadas de serem abordadas. Não que não devam ser discutidas ou mostradas, o ponto é como isso é feito quando se trata de uma novela infantil. Recentemente, o Ministério da Justiça advertiu a novela do SBT como imprópria. A nota diz que a trama aborda cenas de bullying e violência de uma maneira inadequada. Ainda não entende o motivo? O Purebreak selecionou algumas cenas que podem explicar a contra-indicação para menores de 10 anos.

1. Filipa provoca Poliana

Quem acompanha a novela sabe que Filipa (Bela Fernandes) é a "vilã" da história. A menina vive implicando com Poliana (Sophia Valverde) e Kessya (Duda Pimenta). Quando as ofensas se tornam rotineiras é considerado bullying.

2. João é humilhado na escola

João (Igor Jansen) vive sendo colocado em situações de constrangimento pelos colegas e, principalmente, por Filipa. Isso é uma realidade em várias escolas. A questão aqui é retratar com o cuidado para não servir como gatilho às crianças de casa.

3. Kessya é vítima de racismo

"Você não tinha nem que estar aqui", escuta Kessya. Mesmo com tão pouca idade, a estudante é uma menina corajosa e que não leva desaforo pra casa. Mas as ofensas direcionadas à ela, na maioria das vezes, estão relacionadas à cor da pele e ao fato de ser bolsista. Na cena, as crianças usam termos bem pesados. Não é uma simples implicância.

4. Guilherme e Luca Tuber partem para a briga

É importante atentar para o fato de que a novela tinha classificação indicativa "Livre". Na escola Ruth Goulart tem alunos mais velhos também, como Guilherme (Lawrran Couto) e Luca Tuber (João Guilherme). Mais de uma vez, os dois protagonizaram cenas de briga dentro e fora do colégio.

Parando pra pensar, não é algo muito legal para crianças pequenas assistirem, né?! Ainda que seja só provocação e ninguém tenha tirado sangue de ninguém.

5. João é vítima de xenofobia

Uma das coisas pelo qual João é "zoado" é o seu sotaque de cearense. Na cena, é possível ver Filipa na intenção de ofender o menino ao gritar "seu nordestino". Embora Poliana e Kessya tenham dito que ser nordestino não é ofensa, é bom lembrar que esse tipo de atitude intolerante com gente de outra naturalidade ou nacionalidade se chama "xenofobia". É crime e muitas vezes passa batido.

6. Professora de Ballet chantageia e humilha Kessya

Na cena, a professora de Ballet usa sua autoridade para reprimir Kessya. "Você quer perder a sua bolsa de estudos?". A pergunta é uma forma cruel de calar e reprimir a menina.

Fique ligado!

Revendo, algumas cenas de "As Aventuras de Poliana" soaram um tanto pesadas, né?! Por isso, o ideal é tomar cuidado ao tratar desses assuntos delicados para não incentivar ou servir de gatilho pra alguma criança. :)

As Aventuras de Poliana
Essas 7 cenas de "As Aventuras de Poliana" podem explicar o motivo da reclassificação indicativa
OMG! "As Aventuras de Poliana" acabou de receber uma advertência do Ministério da Justiça! Entenda
Você sabe tudo sobre Graciely Junqueira, a Gabi de "As Aventuras de Poliana"?
Novela "As Aventuras de Poliana": 10 curiosidades sobre o fenômeno teen do momento
ver todas as notícias de As Aventuras de Poliana Ver + matérias
Famosos
do momento
sobre
o mesmo tema