Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
O próximo grande avanço nos painéis solares já está próximo: os tubos a vácuo
O próximo grande avanço nos painéis solares já está próximo: os tubos a vácuo
O futuro energético é em grande parte solar. A própria UE estabeleceu na primavera o objetivo de duplicar a capacidade fotovoltaica solar para 2025 e instalar 600 GW para 2030.

Com esse cenário ao longo dos anos, surgiram estratégias e estudos para alcançar sistemas cada vez mais eficientes e ambiciosos, uma corrida que passou pela pesquisa focada em novos materiais e locais, ou até mesmo sistemas inovadores para residências e empresas.

A lista adiciona uma proposta que, segundo seus proponentes, pode tornar os níveis de eficiência mais atraentes: o uso de tubos a vácuo que geram eletricidade e calor ao mesmo tempo.

Uma das empresas que defende suas vantagens é a Naked Energy, sediada em West Sussex (Reino Unido) e que afirma ter desenvolvido "a tecnologia solar de maior densidade energética do mundo" com sua linha de instalações Virtu, uma tecnologia que tem como peça central os tubos a vácuo. Graças a ela, a empresa afirma, a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica podem ser combinadas até 80ºC para gerar eletricidade e calor com uma única instalação.

Na sua concepção, os tubos solares a vácuo são semelhantes a grandes termos fabricados com duas camadas de vidro seladas a vácuo que contêm uma placa de pequenas dimensões.

Quais são as vantagens do sistema?

Evita perdas térmicas, seu design é feito para maximizar a produção de energia com diferentes ângulos de inclinação, reduz a cisalhamento do vento e - ao ser concebido como módulos - reduz os custos de instalação. Os painéis solares também são inclinados em um ângulo que permite fixá-los em telhados planos ou fachadas.

A empresa oferece duas versões de sua tecnologia, uma projetada para aquecer água a partir de energia solar (VirtuHot) e outra que combina fotovoltaica e solar térmica (VirtuPVYT) com o objetivo de produzir tanto eletricidade quanto calor a partir de um único coletor.

"Oferece até quatro vezes mais energia do que a solar fotovoltaica e mais economia de carbono para muitos edifícios públicos, industriais e comerciais que requerem água quente ou outras formas de calor", diz a empresa, que usa uma mistura de água e uma quantidade variável de propilenoglicol para evitar o congelamento no inverno, além de refletores em certos modelos.

O uso de tubos solares a vácuo não é de forma alguma novo e, de fato, já existem diferentes tipos de tecnologia, como coletores solares a vácuo com fluxo direto ou captadores solares a vácuo heat pipe; mas são usados principalmente para a geração de calor.

Com seu design, a Naked aspira também fornecer eletricidade através de um design modular que permite adaptá-los aos edifícios. A empresa o apresenta como um "produto complementar" que pode ser combinado com bombas de calor geotérmicas para suportar seu desempenho geral.

sobre
o mesmo tema