Por Aline Carvalhal
Mesmo amado pelo seu visual clean, o buscador está sim testando uma publicidade alternativa nos resultados de busca. Por enquanto só nos EUA, mas e se chegar no Brasil?

O Google pode sofrer algumas alterações em breve. Amado pelo seu visual clean e rapidez, o buscador está promovendo um experimento que pode mudar o jeito que vemos os resultados das buscas. Será que vai flopar?

O experimento exibe um banner gigante nos resultados de pesquisa. Por enquanto, os testes só estão acontecendo nos Estados Unidos e estao diretamente relacionados a pesquisas de empresas e marcas. Recentemente a empresa se envolveu em polêmica ao começar a implementar recurso que mostrava nomes de usuários em anuncios sem a permissão dos mesmos .

Em imagem capturada por um usuário do Twitter, o banner foi exibido após uma pesquisa por "Southwest Airlines".

Voltando atrás?

Vale lembrar que em 2005, o Google havia dito que jamais faria coisas desse tipo. "Não haverá banners na página inicial do Google ou em suas páginas de resultados de busca na web. Não teremos anúncios loucos, piscantes e voadores no site do Google. Nunca", disse a então vice-presidente de Pesquisa de Produtos e Experiência do Usuário no Google, Marissa Mayer.

Google
Google criou um teclado que tem quase 2 metros de comprimento. Parece piada, mas faz mais sentido do que parece
O modo de navegação anônima do Chrome se tornou um problema para o Google (e para aqueles que o utilizam)
Vem entender o que é esse tal de Stadia, novo serviço da Google, e tudo que você pode fazer com ele
sobre
o mesmo tema