Por Clarissa Alves
Seu celular vai virar uma webcam.
Seu celular vai virar uma webcam.
Usando alguns aplicativos, fazer do seu celular uma webcam torna-se possível.

Apesar de boa parte das pessoas mudando seu PC de desktop para notebook, ainda há quem prefira ter suas grandes torres com imensos monitores, especialmente gamers. E você não precisa mais comprar uma webcam apenas para o PC. Seu celular vai ocupar esse papel perfeitamente.

Existem alguns aplicativos específicos, como Skype, que já permitem que a câmera do celular seja usada para transmitir. Aprenda como fazer isso:

Com Iphone (IOS)

Fazer o download do programa Mobiola e instalar no seu computador. Fazer também o download do aplicativo WebCamera. Lembre-se que para funcionar, o computador e o celular precisam estar conectados na mesma rede wifi. Agora é só abrir o programa e o aplicativo que vai reconhecer o PC automaticamente. Se isso não acontecer, no programa do computador, clique no símbolo de uma ferramenta. Lá você encontra descrito seu IP e Porta. No aplicativo, escolha "conectar maualmente" e preencha com esses dados. Muito simples. Mas, em caso de dúvidas, aí tem um vídeo pra te ajudar.

Vídeo explicativo de como configurar o seu Iphone para ser uma webcam.
Com Android

Primeiro, o computador e o celular precisam estar conectados na mesma rede wifi. Nessa adaptação, o aplicativo a ser usado é o IP Webcam. Dentro do aplicativo, você pode configurar suas preferências de resolução e formato. É recomendado que você habilite um usuário e senha. Assim você cria um bloqueio para que o vídeo que está correndo na rede, afinal a internet é uma via livre quando não tem uma senha limitando algo. Também é necessário instalar um programa no seu computador. É ele que vai interagir com o aplicativo e permitir a transmissão. Se chama IP Camera Adapter. Abrindo o programa, você insere no campo 'Camera Feed URL' o nome que o aplicativo do Android vai gerar. É uma espécie de apelido do seu celular gerado pelo aplicativo e sempre vai terminar com /videofeed. Digite seu usuário, senha e use o Autodetect para importar o que está pré-configurado e está pronto!

Vídeo explicativo sobre como configurar o programa.
sobre
o mesmo tema