Por Alberto Rocha
Se você tá pensando em abrir uma empresa ou se tornar um empreendedor, confira agora essa trajetória de sucesso super legal!

Por mais que você estude para ter uma profissão - o que é super importante - e pense em ter um emprego no futuro, nem tudo são mil maravilhas. Não é todo mundo que gosta de ter um chefe pegando no pé diariamente e, por isso, começa pensar na ideia de abrir o seu próprio negócio. Em entrevista ao Purebreak, o jovem Gabriel Vasconcellos, de 22 anos, conta como resolveu abrir a Carpa Consultoria. Confira!

Tudo começou quando o rapaz e sua sócia, Bruna Lobianco, decidiram que era a hora de irem em busca de seus sonhos. Afinal, duas cabeças pensam melhor que uma. "A Carpa Consultoria começou quando eu e minha sócia nos juntamos pra realizar mais projetos. Eu estava trabalhando em uma agência de Marketing Digital e já tinha vontade, sempre gostei de consultoria. Queria trazer algo diferente, ou com uma qualidade bem superior para o mercado. Foi aí que começou a empresa", conta.

Realizadores: Gabriel Vasconcellos é dono da Carpa Consultoria e dá dicas para os leitores do Purebreak
Realizadores: Gabriel Vasconcellos é dono da Carpa Consultoria e dá dicas para os leitores do Purebreak

Caminho não é fácil

Por mais que você já tenha uma super ideia na cabeça como o Pedro Henrique Castro, dono de uma empresa de cupcakes, abrir seu próprio negócio não exige apenas dinheiro e ideias, é muito importante ter coragem para encarar os desafios: "É muito difícil abrir uma empresa no Brasil, há uma burocracia absurda. Às vezes parte do que você ganha nem vai pro seu bolso, vai para pagar impostos", destaca Gabriel. Apesar disso, o jovem ressalta que é muito legal ser empreendedor e que "ainda é fácil abrir um negócio", mas é preciso "investir em esforço, tempo e ter uma rotina".

Realizadores: Gabriel Vasconcellos enfrentou várias dificuldades para abrir a sua própria empresa, a Carpa Consultoria
Realizadores: Gabriel Vasconcellos enfrentou várias dificuldades para abrir a sua própria empresa, a Carpa Consultoria

Dicas para o sucesso

Antes de tudo, é preciso pensar bastante. Gabriel aconselha começar se fazendo muitas perguntas, fazendo um trabalho de coaching, pensar onde quer estar daqui a cinco anos e, claro, conhecer outros profissionais do mercado. Um profissional dessa área precisa estar bastante antenado e entender bastante do mundo empresarial: "É preciso olhar para tudo, os números, o público, o produto, a divulgação, ou seja, todos os setores e detalhes da empresa", revela.

Decidido fazer isso, por mais engraçado que seja, é preciso contratar um outra empresa de consultoria para "traçar um início, meio e fim". "É preciso fazer muitas pesquisas para saber se é um bom momento para abrir um negócio. Ser empreendedor não é uma coisa fácil, não é pra todo mundo", finaliza a entrevista. E aí, o que acha de seguir esse super exemplo?

(Escrito por: Alberto Rocha)

sobre
o mesmo tema