Por Clarissa Alves
Realizadores: Conheça o projeto "Enquanto Corria o Bloco" do produtor Matheus Marins
Realizadores: Conheça o projeto "Enquanto Corria o Bloco" do produtor Matheus Marins
O projeto "Enquanto Corria o Bloco" foi uma das formas que Matheus e outros jovens encontraram de resgatar o contato dos jovens com a contracultura dos anos 70.

"Enquanto Corria o Bloco" foi o bloco de carnaval que faz uma homenagem à tropicália, com a releitura de clássicos do grupo "Novos Baianos" em um ritmo mais carnavalesco. Na folia de 2015, foi a primeira vez que o conjunto desfilou, reunindo milhares de pessoas nas ruas do Rio de Janeiro. Venha conhecer esse projeto sensacional em uma entrevista exclusiva do Purebreak com o DJ e produtor Matheus Marins, de 23 anos, um dos criadores do projeto.

A tropicália foi um movimento cultural muito impactante na época dos nossos pais e avós. Os jovens da década de 70 encontraram na música uma ferramenta para lutar contra a opressão da ditadura militar. O grupo "Novos Baianos" fez parte desse movimento quando artistas como Pepeu Gomes, Paulinho Boca e Baby Consuelo - que participou inclusive de ensaios e um show com o "Enquanto Corria o Bloco" - se reuniram para compor com o dedo carregado de críticas. "Nos ensaios ela [Baby] se dedicou 100% ao projeto e deu a personalidade dela a todas as músicas que fez participação. É uma pessoa apaixonada pelo que faz e marcante por onde passa, isso contagia", confessou Matheus.

Baby do Brasil cantando junto com "Enquanto Corria o Bloco"
Baby do Brasil cantando junto com "Enquanto Corria o Bloco"

Quando perguntamos porque o grupo "Novos Baianos" foi escolhido como tema principal, a resposta foi: "Eles tem tudo a ver com o carnaval e a energia deles tem tudo a ver com a nossa. Resultado disso é a relação muito boa que temos com todo mundo que fez parte dos 'Novos Baianos' com quem a gente já teve o prazer do contato, dos músicos até o antigo roadie", contou o idealizador.

Em um doa ensaios do "Enquanto Corria o Bloco", Baby e Matheus Marins posaram para uma foto
Em um doa ensaios do "Enquanto Corria o Bloco", Baby e Matheus Marins posaram para uma foto

Na mão dos 25 músicos cheios de experiência que compõe o bloco, as músicas dos "Novos Baianos" ganham versões mais sintonizadas com a folia. Por exemplo, a melodia de "Tinindo Trincando" mistura rock com baião, o que dá um suingue incrível para quem curte pular e dançar. Outros ritmos muito tropicais como frevo, samba e quadrilha também tem muita força em suas versões. E essa mistura doida acaba combinando direitinho, afinal "Novos Baianos" é um exemplo de multiplicidade de ritmos desde quando surgiu.

"Minha carne é de carnaval. O meu coração é igual"

Assim começa a letra de "Swing de Campo Grande", canção que evidencia como era forte a ligação desses "Hippies da tropicália" com a folia. Não foi por acaso que o álbum "Acabou Chorare", lançado em 1972, foi eleito o melhor disco brasileiro de todos os tempos pela revista "Rolling Stone". Além dos citados antes, o sucesso "Preta Pretinha" e "Mistério do Planeta" estão presentes no disco.

Canção "Mistério do Planeta" na versão tocada pelo grupo "Enquanto Corria o Bloco"

O repertório do "Enquanto Corria o Bloco" também inclui singles da carreira solo gravados quando os artistas desfizeram o grupo, como "Desabafo Desafio" do primeiro álbum de Moraes Moreira, que é pura poesia. E depois da ótima repercussão do projeto e boa identificação com o público em 2015, o criador conta: "Baby me ligou elogiando muito e agradecendo, o que foi um incentivo surreal depois de tanto trabalho", revelou Matheus Marins. Sobre os planos para a farra do próximo ano: "Ela nos fez um convite especial, para o futuro. Aguardo o futuro de braços abertos", finalizou.

Pra saber mais sobre "Enquanto Corria o Bloco", como agenda de shows, é só procurar essa galera alto astral no Facebook ou então no site oficial .

(Escrito por Clarissa Brunholo)

sobre
o mesmo tema