Por Aline Carvalhal
Com a ideia de mostrar o cotidiano das pessoas, jornalista faz projeto de fotografia que teve duração de um ano. Do Facebook, hoje com mais de 25 mil curtidas, a ideia deve virar um livro em 2014.

No dia 2 janeiro de 2013, a jornalista Monalisa Marques lançou um desafio a si mesma. Ela iria fotografar uma pessoa por dia durante um ano. Assim nasceu o "Uma Pessoa Por Dia", uma página no Facebook que registrou a cada 24h um novo personagem. Não demorou para a ideia ganhar seguidores nas redes sociais e reunir mais de 25 mil fãs.

"Há muito tempo, anos, eu vinha com a vontade de fazer alguma coisa bacana que me motivasse e envolvesse as pessoas à minha volta, mas me faltava a coisa certa. Essa vontade de fazer alguma coisa, aliada às referências que colhemos durante a vida, é o que faz as ideias brotarem", explica a jovem de 24 anos.

Passado pouco tempo do fim do projeto - que deve virar um livro em 2014 - Monalisa revela suas impressões finais, fala do sucesso na web e conta quais são os planos para o futuro.

Pai foi o primeiro fotografado

Tudo começa na madrugada do dia 1 pro dia 2 de janeiro. Monalisa diz que os amigos deram a maior força para iniciar o projeto e que o pai foi o primeiro a ser clicado: "Affonso. Teve um dia produtivo no trabalho." - diz o texto que acompanha a foto do pai de Mona.

O padrão de juntar foto com uma frase foi mantido no começo, mas logo foi substituído por diálogos curtos que tinha com as pessoas (em sua maioria desconhecidas) instantes antes de fotografá-las.

Sucesso nas redes sociais

"Uma Pessoa por dia" é um sucesso no Facebook. Para Monalisa, essa repercussão se deve ao desejo das pessoas de conhecer umas as outras. "A essa curiosidade de conhecer pessoas reais e suas histórias reais, de provar que a simplicidade é a coisa mais linda da vida", afirma.

Durante o projeto, Monalisa fez algumas fotos na época dos protestos que mobilizaram o Brasil em 2013. Para ela, uma imagem dessa época é um dos destaque do projeto! Nesta foto, uma menina aparece com um cartaz na frente do rosto: "Tem uma luz linda iluminando o cartaz", explicou.

Histórias Favoritas

Quando perguntada sobre suas fotos favoritas, Monalisa fica dividida. Mas para o Purebreak ela contou uma curiosidade: "A primeira foto que eu fiz pro projeto e realmente gostei foi da minha avó. É a senhora atrás da janela, está no álbum de janeiro", entrega.

A fotógrafa ainda compartilha algumas de suas histórias e personagens favoritos.

"Logo no início eu fotografei uma senhora que tem um papagaio, e nos ficamos amigas. O problema é que o papagaio dela agora também se sente super meu amigo, a ponto de roubar a minha casquinha de sorvete inteira. Isso aconteceu de verdade! São muitos, mas acabei de lembrar de outro: um homem que vende picolés vestindo roupa social. Eu queria muito encontrá-lo pra dar a foto dele impressa de presente", conta.

"Uma Pessoa por dia" em 2014

Depois de um projeto bem sucedido, Monalisa resolveu que "Uma Pessoa Por Dia" vai virar livro. O mais legal é que as pessoas que se cadastrarem vão poder baixar de graça as primeiras páginas. Pra se cadastrar basta entrar no site oficial: www.umapessoapordia.com.br

Conselho para quem quer fazer um projeto parecido

E para quem quiser montar um projeto anual, parecido com o dela, Monalisa é bem direta: "Simplesmente, faça! Faça sem se preocupar com o resultado, porque o mais importante é o processo. Pare de pensar demais e comece logo, comece agora. Anda, vai, um dois três e já!", brinca.

sobre
o mesmo tema