Por Aline Carvalhal
5 Fotos
Veja as fotos!
Empresa brasileira conquista gamers com seus jogos retrô.

Mais um #Realizadores no ar! Depois da despojada entrevista com o vlogueiro Chico Rezende, a gente pula dos vídeos para os videogames. A revelação da vez é a galera da Joymasher, desenvolvedora brasileira que recentemente conseguiu levar seu jogo "Oniken" para a plataforma digital Steam. Conversamos com Danilo Dias e Thais Weiller sobre a vida de desenvolvedor indie no Brasil e, claro, sobre "Oniken"!

A história do jogo se confunde com a própria história da empresa, criada em 2012, em São Paulo. Isso porque para Danilo não fazia sentido criar um estúdio ou grupo sem mesmo ter um jogo pronto... ou seja, a criatura surgiu antes do criador. "Quando o 'Oniken' estava quase pronto eu percebi que não tinhamos um selo ainda, ou qualquer coisa que nos representasse. Então criamos a Joymasher." explicou o desenvolvedor de 25 anos.

Jogos com pegada retrô

Uma característica marcante da Joymasher é fazer jogos com uma pegada retrô, semelhante aos games que fizeram a alegria dos jogadores de Master System e Super Nintendo nos anos 90. Danilo explica que a preocupação da empresa ao fazer jogos é o gameplay, assim como eram os jogos das gerações 8 e 16 bits.

"Não sentimos necessidade em correr atrás de gráficos mais elaborados ou coisas do gênero. Além disso, ainda existem muitas pessoas que gostam muito do estilo gráfico dos jogos antigos, não só jogadores das antigas, mas muitos jogadores novos acabam gostando desse estilo gráfico. Gráficos 8 ou 16 bits deixaram de ser uma limitação a muito tempo e fico feliz em ver que viraram um estilo", revela.

Tudo sobre o game "Oniken"

É o caso do game "Oniken". O jogo conta a história de Zakko, herói que deve deter uma organização militar em um mundo pós-apocalíptico. O jogo - lançado em 2012 - recebeu esse ano a aprovação para ser publicado no Steam. Thais Weiller explica que o processo de divulgação de um jogo indie não é nada fácil e quando não se tem orçamento para divulgação é importante apostar na comunicação visual e na boa relação e simpatia da imprensa e dos fãs.

"Realmente, o mais importante foi o imprensa durante o lançamento e anúncios importantes e as pessoas que jogaram e apoiaram "Oniken" durante o periodo. Sem eles, o jogo com certeza não teria saido do limbo do Greenlight (sistema de aprovação) e entrado no Steam de jeito nenhum", explicou a game designer.

Thais deu dicas e destaca a importância de e avisar os contatos todos ao mesmo tempo para ninguém ser o último a saber, além de claro não tardar em responder as dúvidas do pessoal. "não é nada de absurdo, qualquer equipe indie pode fazer isso", disse.

Dica para um desenvolvedor iniciante que quer ter seu jogo reconhecido

"Bom, por mais clichê que pareça (hahaha), eu acho que persistência é a chave. Tem muita gente que sempre começa vários projetos mas nunca termina, eu inclusive ja fiz muito isso no passado. Você ganha bem mais experiência fazendo algo mais simples e terminando do que tentar dar um passo maior que a perna", conta.

sobre
o mesmo tema