Por Aline Carvalhal
As vésperas de "The Legend of Zelda: A Link Between Worlds", a gente relembra a trajetória do herói Link para salvar o reino de Hyrule do malvado Ganon em uma das mais icônicas franquias da Nintendo.

Há 27 anos atrás, Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka foram responsáveis pelo nascimento de uma lenda: "A Lenda de Zelda". Agora, as vésperas de mais um grande jogo da franquia, "A Link Between Worlds" para Wii U a gente relembra a trajetória do herói Link para salvar o reino de Hyrule do malvado Ganon com os principais jogos da série.

Nintendinho

Originalmente sob o nome de "The Hyrule Fantasy: Zelda No Densetsu", o primeiro capítulo da saga do herói link foi lançado primeiro no Japão e depois nos EUA já como "The Legend of Zelda". Foi o primeiro game da Nintendo a ultrapassar a marca de um milhão de unidades vendidas na América (sem contar com Super Mario Bros., já que ele vinha junto com o videogame).

O jogo trazia um enredo simples que já havia sido trabalhado em jogos anteriores: o resgate da princesa. O herói Link precisa salvar a princesa Zelda do vilão primário, Ganon. Para isso deve recolher os oito fragmentos da Triforce da Sabedoria, um poderoso artefato. O criador Shigeru Miyamoto disse que o nome Zelda vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, Zelda Sayre. Miyamoto disse ter gostado da sonoridade do nome.

A morte de Ganon acaba rendendo uma continuação direta, "Zelda II: The Adventure of Link", onde os servos do vilão começam a ser liderados por Link's Shadow (a sombra de Link), um guerreiro que possui as mesmas qualidades que o protagonista. O verdadeiro Link precisa lutar para que o novo vilão e seus servos não ressuscitem Ganon.

Super Nintendo

Até hoje, "The Legend of Zelda: A Link to the Past", lançado em 1991 é um dos jogos mais populares do console. O game marcou a inclusão de um sistema de dois mundos (Dark World e Light World). Ao contrário de "Adventure of Link", que se passava anos depois do Zelda original, "A Link to the Past" se passa antes do jogo original, com ancestrais de Link e Zelda.

Game Boy

Nosso amado Gameboy também foi uma plataforma onde a série se fez presente com "The Legend of Zelda: Link's Awakening", primeiro jogo de Zelda para portátil. O jogo se passa tempos depois de "A Link to the Past". Após matar Ganon e recuperar a paz em Hyrule, Link entendiado sai para velejar, é pego por uma tempestade e naufraga. Para voltar para a casa, o herói precisa resgatar oito instrumentos musicais que acordarão o guardião Koholint.

Nintendo 64

A época de ouro da série chegou em 1998 com "The Legend of Zelda: Ocarina of Time" considerado o melhor jogo de todos os tempos por boa parte da comunidade gamer. No primeiro jogo totalmente em 3D, Link parte em busca das pedras espirituais que lhe darão acesso a um reino sagrado onde está a Triforce, artefato mágico que pode destruir o mundo se colocado em mãos erradas.

Em 2000, foi a vez de um outro clássico "The Legend of Zelda: Majora's Mask", continuação do jogo anterior. Link tem 72 horas para impedir que a Lua se choque com Termina, um reino diferente de Hyrule, mas com pessoas muito semelhantes.

Game Cube

Zelda foi o jogo que mais marcou o lançamento do Nintendo Game Cube. Tudo isso porque uma mudança radical foi promovida no visual de Link, tornando o personagem incrivelmente cartunesco o que gerou revolta nos fãs. Após o lançamento de "The Legend of Zelda: The Wind Waker" isso mudou. O jogo se passa em um arquipélago e mais uma vez o velejador Link luta contra o antagonista Ganondorf pelo controle da relíquia Triforce e para resgatar sua irmã Aryll.

Wii

O principal jogo da série para o descontinuado Wii foi "The Legend of Zelda: Skyward Sword" de 2010. A grande novidade era a possibilidade de usar controle Wii MotionPlus como espada, escudo e outros equipamentos do herói. O enredo é meio alternativo a série e conta a história de Link e sua melhor amiga Zelda (antes dela se tornar princesa de Hyrule). Ambos viviam em uma terra acima das nuvens, daí o nome do jogo. Zelda é capturada por forças malignas e cabe a Link resgatá-la.

Nintendo
Novos controles DualSense PS5 estão em pré-venda na Amazon!
sobre
o mesmo tema