Por Raphael Freitas
Em balanço parcial, o Ministério da Educação calcula os cortes das principais relações aluno/ vagas oferecidas pelo sistema. Segunda nota de corte será divulgada na quarta-feira (8).

O Ministério da Educação (MEC) divulgou durante a madrugada desta terça-feira (7), no horário das 2h, as primeiras informações sobre o corte de notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2014. Com inscrições abertas desde a última segunda-feira (6), e com término marcado para às 23h59 de sexta-feira (10), o Sisu oferece vagas em diversos cursos nas principais universidades públicas brasileiras.

De acordo com comunicado, o MEC irá divulgar as notas de corte parciais sempre às 2h de cada dia de inscrição, até a próxima sexta-feira.

Como ver as notas de corte por curso e instituição

Para saber qual a nota relação candidato/ vaga de cada curso oferecido pelas universidades cadastradas pelo Sisu, basta acessar o site do projeto e clicar no item "pesquisar vagas". Ao selecionar a vaga a que pretende concorrer, o estudante será informado da nota de corte até aquele momento.

Para se ter uma ideia, por exemplo, quem quiser se candidatar a vaga de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no mínimo, terá que ter tirado 822,90 no Enem 2013. Já para fazer Educação Física na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o estudante terá que ter feito 643,66.

Mais sobre o Sisu 2014

Com recorde de inscritos no primeiro dia, um total de mais um milhão de candidatos, o Sisu oferece mais de 171 mil vagas em instituições públicas. O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira, dia 13 de janeiro de 2014.

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O sistema oferece vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

 

 

sobre
o mesmo tema