Por Aline Carvalhal
5 Fotos
Veja as fotos!
Entrevistamos Thiago Diniz, CEO da Nuuvem, serviço de distribuição digital de jogos nacional, que organizou a Super BR Jam em parceria com a Critical Studios. O evento reúne 30 estúdios para produzir jogos e ajudar na caridade.

Você sabe o que são jogos indie e porque eles estão em foco? A nova geração de videogames está aí e você com certeza vai ver novos "Call of Duty" e "GTA", mas paralelamente a isso, tanto a Sony quanto a Microsoft estão apoiando o desenvolvimento de jogos independentes.

Esses jogos indie têm como característica serem criados por uma pessoa ou pequenas equipes sem apoio financeiro de grandes publicadoras como a Electronic Arts, Activision ou Warner. Com pouca grana, geralmente sobrevivem da distribuição digital, mas como focam em inovação muitos acabam visados por grandes empresas.

Para celebrar o mercado nacional de jogos independentes, a Nuuvem, principal serviço de distribuição digital de jogos do país, se aliou com o brasileiríssimo Critical Studios, reconhecido pelo jogo "Dungeonland", e organizou a Super BR Jam.

O evento juntou 30 estúdios brasileiros e seus amigos do mundo todo para fazer diversos jogos em um período curto de tempo. Entre eles está a Aiyra, responsável pelo jogo oficial de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses. A ideia é divulgar o trabalho de vários estúdios, celebrar o fortalecimento do mercado indie e de quebra ajudar na caridade.

A venda dos jogos está sendo feita no esquema Humble Bundle (pague o que quiser) e vai até o dia 4 de dezembro. Todo o dinheiro arrecadado é então convertido para o Solar Meninos da Luz, que atende 400 crianças das comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, no Rio de Janeiro. Isso mesmo. Os estúdios vão doar 100% da grana para a caridade. Se você pagar acima de R$10, você recebe um pacote extra com jogos comerciais completos.

Nós tivemos a oportunidade de conversar com Thiago Diniz, CEO da Nuuvem sobre essa ideia super legal e importante para o cenário independente:

1) De onde veio a ideia de fechar uma parceria para organizar o Super BR Jam? Vocês já tinham participado de eventos do tipo?

A ideia do pacote de jogos já existia desde o ano passado. Nós nos juntamos com o Marcos Venturelli, Critical Studios/Dungeonland, ele já tinha uma ideia de criar um Jam com os desenvolvedores brasileiros e internacionais. Daí, resolvemos juntar os nossos projetos e criar-los em conjunto. Nós não tínhamos participados de eventos do tipo, este é o primeiro de muitos que vão vir :)

2) Qual o papel da Nuuvem no evento?

Organizar a distribuição digital em conjunto com os desenvolvedores indies e a Paradox. Cuidamos de toda a parte operacional do Universala, basicamente, incluindo a distribuição, pagamento, suporte e posteriormente o acompanhamento com a instituição de caridade buscando resultados.

3) Qual o principal objetivo do Super BR Jam?

Unir os principais desenvolvedores e estúdios em um projeto com o intuito de promover a cena independente brasileira em prol da caridade :)

4) Enfrentaram dificuldades na organização do evento? Se sim, quais?

O contato e negociação com publishers grandes como a Paradox pode ser complicado algumas vezes. Mas eles forem super atenciosos e nos ajudaram em tudo que foi possível. Estamos muito felizes que um produtora deste porte pode dar seu apoio total a um projeto puramente brasileiro.

5) Sentem que o mercado de indies está sendo mais valorizado?

Aos poucos sim. Ainda há muito a ser feito mas este é o início. Dar visibilidade aos jogos e estúdios brasileiros é vital para esta valorização e o Universala e Super BR Jam cumprem bem este ponto.

6) Planejam fazer um novo evento em breve?

Ainda não sabemos como será o futuro deste projeto. Queremos ver a repercussão e feedback dos jogadores para decidirmos como continuar.

sobre
o mesmo tema