Por Aline Carvalhal
Empresa está indo de mal a pior, mas não é de hoje que ela pisa na bola. Vamos relembrar os erros da japonesa?

Mestre Iwata e toda a equipe está preocupada com a situação da Nintendo inclusive os jogadores que cresceram jogando o bom e velho Super Mario Bros. Com uma burrada atrás de outra e definitivamente muito atrás da concorrência, a Nintendo terá que repensar sua estratégia para os próximos anos. Mas vamos ver... o que a Nintendo fez de tão errado?

7 - Criou o Wii/Wii U

A Nintendo apostou que a mesma mágica que fez do DS um fenômeno internacional podia acontecer com um console. Ela apostou. E apostou alto demais. Isso porque tempos depois a Sony e a Microsoft lançaram seus consoles e deixaram a "inovação" japonesa parecendo um brinquedinho de criança. E o pior, isso aconteceu DUAS vezes.

6 - Criou o Virtual Boy

Não tem como não mencionar nessa lista a criação do Virtual Boy. Nem todo mundo lembra dele e com razão. Lançado em 1995 na época em que o SNES estava dando lugar ao Nintendo 64. A empresa quis convencer os jogadores a adquirir um portátil que só mostrava imagens vermelhas em um fundo preto.

5 - Foi contra jogar online

Em 2004, Satoru Iwata disse que as pessoas não queriam jogos online. Hoje em dia ela mudou esse pensamento e tem até conexão Wi-Fi, mas uns cinco anos atrás ela era total anti-online enquanto todos os rivais já haviam abraçado a tendência.

4 - Censurou tudo que podia

Nos anos 80, a Nintendo parecia um pai desesperadamente tentando proteger seus filhos do mundo externo. Nada de símbolos e cenários religiosos em jogos japoneses e as menininhas definitivamente sempre podem ter mais roupa. De certa forma era até compreensível, mas a coisa começou a ficar complicada quando ela exigiu que as desenvolvedoras removessem referências a Hitler e palavras como "devil," "death" ou "hell,". Pra finalizar, a empresa forçou a Acclaim a tirar o sangue de "Mortal Kombat". Tipo, oi?

3 - Irritou todos os desenvolvedores

Não é coincidência que hoje em dia a Nintendo tenha problemas para conseguir que desenvolvedoras façam jogos para seus consoles. Ninguém nega que a empresa trouxe a indústria de videogames de volta de um abismo no passado, mas a que custo? Se você queria que seu jogo fosse publicado pela Nintendo você podia, mas primeiro tinha que aceitar todas as imposições da empresa entre elas adquirir no mínimo 10 mil cartuchos feitos pela Nintendo (que custavam UMA FORTUNA) e depois enviar todos os aspectos do seu jogo para ela (como publicidade, arte, tudo) e ela podia censurar o que bem entendesse. Ninguém fazia isso na época, só ela.

2 - Errou em praticamente tudo relacionado ao N64

Então, sabe os cartuchos caros? Imagina ter que continuar pagando por eles mesmo sabendo que a Sega e a Sony tinham abraçado o CD, uma mídia MUITO mais barata com muito mais capacidade de armazenamento. Foi com isso que as publicadoras tiveram que lidar na época do N64. Enquanto o mundo mudava para outro formato, a Nintendo permaneceu presa a uma mídia mais cara e de menor qualidade que não tornava possíveis na plataforma jogos como "Final Fantasy" e "Metal Gear Solid".

1 - Ajudou a criar seu pior inimigo

Durante a popularização do CD ROM nos anos 90, a Phillips tentou fechar um contrato para levar a tecnologia ao Super Nintendo e dessa forma beneficiar as duas empresas. Parecia uma boa ideia, mas a Nintendo já tinha um contrato com a Sony para fazer a mesma coisa desde 1988. Esse bendito contrato levaria a Sony a criar o chamado um videogame que teria um espaço para os cartuchos de Super Nintendo e um slot de CD para novos jogos. O problema era que isso dava a Sony controle completo sob todos os jogos em CD lançados para o novo videogame, incluindo Mario. Quando o presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, percebeu que não teria a palavra final sobre algo, ele desfez o acordo. A Sony pensou em desistir do console, mas teve uma ideia melhor: criou o "Playstation" um dos maiores rivais da Nintendo hoje.

Nintendo fail
Nintendo fail
Nintendo
Novos controles DualSense PS5 estão em pré-venda na Amazon!
sobre
o mesmo tema