Por Clarissa Alves
Vazam detalhes sobre a história e jogabilidade de "Mass Effect 4"
Vazam detalhes sobre a história e jogabilidade de "Mass Effect 4"
Se estas informações se confirmarem significa que boa parte do enredo da sequência futurista foi revelado antes da hora.

Algum tempo depois da primeira confirmação por parte da Electronic Arts de que "Mass Effect 4" está mesmo em fase de produção, um monte de detalhes sobre o próximo título da franquia surgiram na internet. No último fim de semana, um usuário teve acesso à uma pesquisa que envolvia o shooter intergaláctico e compartilhou no Reddit todos os detalhes que pôde.

De acordo com a tal pesquisa reveladora, "Mass Effect 4" ocupa o cenário de Helius Cluster, que são sistemas solares localizados na galáxia de Andrômeda. Os eventos seguem o final da trilogia "Mass Effect", por isso seu personagem vai liderar uma expedição para estabelecer um novo lar para a humanidade no local. Com isso, vão dar de cara com bandidos e raças alienígenas, como os Remnant, disputando pelo espaço.

Arquitetura de uma das citadelas de "Mass Effect 4" em uma arte de conceito
Arquitetura de uma das citadelas de "Mass Effect 4" em uma arte de conceito

A parte de RPG da franquia tem peso no que diz respeito a alianças estratégicas que facilitarão todo o processo de ocupação. Por serem franquias do mesmo estúdio, a EA e BioWare usaram sua experiência com "Dragon Age Inquisition" para desenvolver esta parte. Será necessário reunir recursos, crescer o seu arsenal, a nave espacial Tempest, sua tripulação e, assim, fazer a colonização de Helius. Uma das principais missões de Shepard será encontrar a fonte da tecnologia ancestral dos Remnant, um dos fatores determinantes para um destino bem sucedido para os humanos.

A pesquisa ainda conta que "Mass Effect 4" vai manter o recurso de companheiros de luta, de forma que o jogador poderá recrutar até sete membros diferentes da tripulação para ajudá-lo. Cada parceiro tem personalidades e habilidades específicas, possibilitando estratégias como escolher quem se encaixa melhor para certa missão. O mapa de Cluster Helius será equivalente a 4x o de "Mass Effect 3". Por sua imensidão, Shepard não poderá estar onipresente e contará com um time de mercenários bots (inteligência artificial) contratados para misões do tipo "Strike AI". Enquanto você continua sua aventura no jogo principal, esse grupo de bots passa 30 minutos trabalhando e retorna com experiência, APEX (dinheiro) e equipamentos.

O veículo Mkao estará de volta em "Mass Effect 4" e vai explorar diversos planetas da galáxia de Andrômeda
O veículo Mkao estará de volta em "Mass Effect 4" e vai explorar diversos planetas da galáxia de Andrômeda

Essas missões "Strike" também poderão ser protagonizadas pelo Shepard no modo singleplayer ou co-op com até três amigos. Outro modo multiplayer citado se chama "Horde", onde seu grupo enfrenta multidões de tropas inimigas com alguns objetivos pré-definidos, como disativar uma bomba por exemplo. Tanto a nave Tempest quanto osveículos Mako, que retornam com mais agilidade, poderão ser personalizados com artefatos alienígenas e maravilhas naturais que você encontra na galáxia de Andrômeda.

Electronic Arts
sobre
o mesmo tema