Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Uma das histórias mais absurdas da monarquia espanhola é sobre o Rei Sancho I de León. O monarca perdeu 120Kg em pouquíssimas semanas com "dieta milagrosa" bem controversa.

Seu reinado foi passageiro, conturbado e controverso, mas Sancho I de Leão merece entrar para os livros de história. E ele merece entrar para os livros de história por dois motivos, que nunca foram tão bem explicados. A primeira é que, se ele foi desalojado do trono em 958, não foi por causa de um jogo de conspirações palacianas e disputas entre nobres. Ou, pelo menos, esses não foram os únicos motivos. O primeiro motivo foi sua barriga exorbitante, uma barriga tão proeminente que lhe rendeu o apelido de "o Gordo" e fez com que seus súditos duvidassem que ele fosse a pessoa mais adequada para o trono. O segundo é que ele pode se gabar de ter feito talvez a "dieta milagrosa" mais bem-sucedida (e a mais antiga) da Espanha.

História de Rei Sancho I

Quando era um menino, na década de 940, havia poucos motivos para pensar que Sancho poderia um dia se tornar uma figura importante no reino de Leão. Sua condição de terceiro filho de Ramiro II o relegava a uma posição secundária, atrás de seus irmãos Vermudo (que morreu em 944) e Ordoño. E se seu nascimento não o favoreceu, sua saúde também não era boa: ele não era um jovem dado a longas cavalgadas ou exercícios. Ele estava mais inclinado aos confortos do palácio, especialmente aqueles que eram servidos em fontes, bem regados com óleo.

De Ramiro "o Grande" a Sancho "o Gordo"

À mesa, o bebê Sancho não se continha. Dizem que ele era dado a banquetes antológicos, com sete refeições por dia, às vezes compostas por 17 pratos, incluindo ensopados de caça. Talvez a história tenha exagerado e distorcido sua figura, mas nos deixou pelo menos uma informação que nos dá uma ideia de quão gordo Sancho era e até que ponto ele desenvolveu obesidade mórbida: diz-se que, quando adulto, ele pesava 240 quilos. Se seu pai havia recebido o apelido de Ramiro "o Grande" - ou "o Diabo", como seus inimigos se referiam a ele - e seu antecessor Alfonso "o Monge", Sancho recebeu um apelido muito menos épico e muito mais descritivo: "o Crassus". Ou diretamente "El Gordo".

No entanto, uma coisa era gostar de banquetes opulentos e outra bem diferente era renunciar ao trono e se contentar com o governo delegado do condado de Castela, uma responsabilidade que lhe havia sido atribuída em 944. Depois que seu pai morreu e seu irmão mais velho se tornou Ordoño III, Sancho organizou uma rebelião entre 954 e 955 para tirá-lo do poder. O estratagema saiu pela culatra. Sua tentativa de derrubá-lo pela força foi um fracasso retumbante, mas, em uma surpreendente reviravolta nos acontecimentos que atendia aos interesses de Sancho, Ordoño III morreu pouco tempo depois, permitindo que ele ascendesse à coroa em 956 em um reino que enfrentava tempos delicados devido a tensões internas e incursões muçulmanas.

O peso de Rei Sancho I

Sua barriga também não ajudava. Era ruim pesar 240 quilos, mas pior ainda era combinar esse peso com o de uma coroa que exigia que ele estivesse pronto para vestir uma armadura. Como lembra a professora Margarita Torres em um artigo na Royal Academy of History (RAH), no século X esperava-se que um rei combinasse certas qualidades: bom senso, equilíbrio, firmeza... e as habilidades de um senhor da guerra. Teria sido muito difícil para Sancho I aparecer no lombo de um cavalo no campo de batalha, ou lutar com uma espada, ou até mesmo fazer algo tão crucial para a coroa como gerar descendentes.

Essa condição prejudicou sua imagem entre a aristocracia do reino, que acabou perdendo o respeito por ele. Acrescente a isso a lembrança do golpe fracassado de Sancho contra seu irmão Ordoño III e as decisões que ele tomou uma vez sentado no trono, o que o levou, por exemplo, a se distanciar de seu tio, o influente conde Fernán González, e você terá um coquetel perfeito para a queda em desgraça de um monarca novato. Apenas dois anos depois de ser coroado em Compostela, "o Crassus" perdeu seu precioso cetro, que passou em 958 - por meio de um casamento - para o infante Ordoño Alfonso. Sancho conseguiu salvar sua pele e se refugiou onde sabia que estaria seguro: em Navarra, com sua avó, a Rainha Toda, uma mulher idosa de mais de 70 anos de idade.

A reviravolta de Sancho I

A história de Sancho I poderia ter terminado aí. Felizmente, sua avó materna era uma mulher de posses e decidiu pedir ajuda à pessoa que teria menos escrúpulos em conspirar contra um monarca cristão: Abderramão III, o califa de Córdoba, um aliado interessante tanto por sua posição quanto por seus recursos. A seu serviço, ela tinha um médico de renome, o estudioso judeu Hasday ibn Shaprut, um homem hábil, poliglota e erudito que poderia ajudar o rei a superar seu excesso de peso.

Em troca da aliança com Abderramán, à qual os navarros aderiram, os partidários de Sancho I concordaram em entregar fortalezas na fronteira. Não foi um mau pagamento por um movimento que, pouco tempo depois, em abril de 959, permitiria que ele retornasse em triunfo à capital de seu reino, enquanto Ordoño IV, conhecido como "o Mau", foi forçado a fugir e acabar em Córdoba. Começava a segunda e definitiva etapa do reinado de Sancho I, que duraria até sua morte em 966.

O surpreendente é que - a acreditar na tradição - o Sancho que retornou exultante a León pouco tinha a ver com aquele que havia fugido algum tempo antes para se refugiar no castelo de sua avó materna. Na verdade, o apelido de "Crassus" havia se tornado demais para ele. O motivo? A rigorosa "operação biquíni" a que Shaprut o submetera antes de seu retorno ao trono em Córdoba.

O que aconteceu?

O remédio foi tão eficaz que se diz que Sancho perdeu mais de 100 kg em questão de semanas. No entanto, antes de embarcar na dieta do sábio judeu, é melhor tomar nota do que você precisará, de acordo com os repórteres históricos entrevistados pela ABC: chás de ervas, exercícios, cordas... e agulha e linha.

É difícil saber o quanto é real e o quanto é exagero nesse capítulo da história de Sancho I, mas, de acordo com a história, Shaprut teve sua boca costurada, deixando apenas uma abertura para que ele pudesse usar um canudo. Alguns dizem que, durante grande parte dessa provação, as mãos e os pés do rei foram amarrados para impedi-lo de comer. Para completar, ele foi submetido a banhos de vapor e sessões de exercícios. Tudo para parar de engolir e queimar gordura.

Provavelmente não era o tipo de terapia para perda de peso que Sancho estava pensando, mas ele perdeu peso. De acordo com as crônicas, ele perdeu 120 quilos em questão de 40 dias. A situação em León não permitia que ele se entregasse a longos tratamentos de perda de peso. Mesmo assim, o resultado é mais do que impressionante: três quilos por dia. Hoje, há especialistas que questionam se o rei poderia ter perdido tanto peso em um mês, por mais rigorosa que fosse a proibição de alimentos e a intensa transpiração a que seu médico o submeteu. Mas sua história permanece. E a crônica de um rei que viu seu trono ser abalado por seu excesso de peso.

sobre
o mesmo tema