Por Aline Carvalhal
Na época da proibição, a China alegou efeitos adversos sobre a saúde mental de seus jovens. Ainda sim, o país produziu nos últimos anos seus próprios videogames.

Enquanto Cuba proibe fliperamas no país, a China finalmente deu um passo rumo a abertura total de seu mercado para os videogames estrangeiros. Em 2000, o país havia banido as vendas de consoles da Sony, Microsoft e Nintendo, mas suspendeu temporariamente a decisão após quase 14 anos.

De acordo com o governo, o país agora permite que "empresas com investimento estrangeiro" fabriquem consoles de games dentro da zona de livre comércio de Xangai e os vendam na China após inspeção. Será que eles também inspecionam os aviões piratas da Boeing?

Levando o jogo a sério

Na época da proibição, a China alegou efeitos adversos sobre a saúde mental de seus jovens. Ainda sim, o país produziu nos últimos anos seus próprios videogames e como sabemos, várias das peças dos consoles da Sony e Microsoft são feitas por lá, algo que sempre rende polêmica.

Embora seja possível encontrar os consoles do ocidente ilegalmente no país, jogos on-line em PCs ainda são mais populares assim como lan houses. No entanto, isso não salvou o jogo "Battlefield 4" de ser banido do país no mês passado. O jogo que se passa na China fala sobre golpes de estado e guerras envolvendo o país.

Não se sabe por quanto tempo a suspensão da proibição de videogames irá durar.

sobre
o mesmo tema