Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Tem gente que acha que não nasceu com o dom de se comunicar e nada vai mudar isso. Porém, todo mundo pode melhorar sua habilidade de comunicação - e de um jeito bem mais fácil do que você imagina!

Saber se comunicar bem é algo que traz muitos benefícios, tanto na vida pessoal quanto profissional. Tem gente que naturalmente tem o dom de falar com clareza e confiança, seja na escola, faculdade, trabalho ou até mesmo em conversas no dia a dia. A verdade, porém, é que qualquer um pode aprender a aprimorar essa habilidade e se tornar um ótimo comunicador. E o melhor de tudo: não é tão difícil quanto parece! Confira a seguir 6 dicas bem simples mas que vão te ajudar a melhorar bastante sua capacidade de comunicação!

1) Saiba escutar o outro

Muita gente acha que "falar" e "escutar" são coisas opostas, mas não são. Pelo contrário: elas estão intimamente ligadas! É comum acharmos que comunicar bem é o mesmo que falar pelos cotovelos, mas a verdade é que a comunicação é uma via de mão dupla. Para que uma conversa funcione de forma prazerosa, é preciso aprender a escutar o outro. Demonstre interesse, faça perguntas e mostre que você realmente está prestando atenção. Assim, quando for a sua vez de falar, a outra pessoa também vai querer te ouvir e vai se sentir mais à vontade com você. Pode ter certeza que os melhores comunicadores são aqueles que sabem escutar o outro muito bem.

2) Preste atenção nos seus gestos enquanto fala

A fala é muito importante na hora de se comunicar, mas o visual também é. Os gestos dizem muito sobre você e sobre a imagem que você quer passar. Portanto, preste atenção na linguagem corporal. Evite ficar com os braços cruzados porque faz com que você pareça desconfortável ou na defensiva. Manter a expressão muito rígida tira o foco do que você está falando, além de dar a impressão de que você está com raiva. Não tenha medo de fazer gestos para enfatizar alguma fala, pois isso mostra que você está se sentindo à vontade e está dominando o ambiente com sua confiança.

3) Seja objetivo na sua fala

Muitas pessoas quando ficam sob pressão começam a falar e não param mais. Enquanto isso, tem aquelas que realmente se empolgam com um assunto e dão várias voltas até chegar ao ponto principal. Nos dois casos, a conversa pode acabar ficando meio chata para quem está ouvindo. Por isso, seja objetivo. Diga o seu ponto sem se prolongar muito e sem enrolação, pois você não precisa disso para se mostrar comunicativo. Quanto mais objetivo, mais confiança você passa. Mas lembre-se: ser objetivo não é o mesmo que ser curto e grosso!

4) Faça contato visual

Por mais intimidador que seja, fazer contato visual na hora de se comunicar faz toda a diferença! Ao olhar no olho da pessoa, você capta mais facilmente sua atenção, demonstra sua confiança e se mostra mais interessado ao papo. É claro que não é para você encarar ou ficar com os olhos arregalados enquanto fala. Fazer contato visual quer dizer apenas que a outra pessoa deve ser o foco principal da sua visão.

5) Leia livros!

Pode parecer besteira, mas é verdade! Ler livros ajuda bastante na comunicação de uma pessoa. A leitura amplia o vocabulário, te deixa informado e faz você se sentir mais confortável com as palavras. Pode ter certeza que quem lê mais tem uma maior facilidade de manter um assunto, pois é capaz de falar sobre vários temas diferentes e consegue se expressar bem melhor.

6) Pratique em frente ao espelho

De nada adianta saber todas essas dicas se você não botá-las em prática. Por isso, uma dica muito importante é treinar em frente ao espelho. Finja que está conversando com alguém, apresentando ou trabalho ou até mesmo recitando um trecho de um livro ou uma música. Enquanto faz isso, observe o que precisa ser melhorado: mexo muito as minhas mãos? Cruzo demais os braços? Fico desviando o olhar e não foco em um ponto específico? Preste atenção nisso tudo e vai mudando tudo que precisa ser mudado.

7) Ouça a sua voz gravada

Ninguém gosta de ouvir a própria voz gravada, é verdade. Porém, isso é um passo muito importante que vai te ajudar a se comunicar melhor. Ao escutar sua voz, você percebe vícios de linguagem e cacoetes que passam despercebidos no dia a dia, mas que fazem a diferença na hora de se comunicar bem com outras pessoas. Além disso, você consegue identificar se fala muito rápido ou muito devagar, se fala demais ou se é muito objetivo, se tem dificuldade em pronunciar certas palavras... Pode confiar: por mais estranho que seja no início, se ouvir vai melhorar demais sua comunicação e você ainda vai se sentir mais à vontade com a sua própria voz.

sobre
o mesmo tema