Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

Dilma Rousseff e impeachment: como funciona? O Purebreak explica!
Dilma Rousseff e impeachment: como funciona? O Purebreak explica!
O Purebreak explica cada etapa.

As manifestações contra Dilma Rousseff podem terrendido vários memes na internet, mas agora o papo é sério. Após Eduardo Cunha autorizar abrir um processo de impeachment da atual presidente da República, o Purebreak resolveu explicar, da maneira mais clara possível, como funciona esse processo tão importante para a democracia do Brasil. Vamos nessa?

Agora que o pedido de impeachment foi autorizado, uma Comissão formada proporcionalmente por todos os partidos vai averiguar o caso e votar um relatório. O PMDB, partido de Cunha, tem a maioria dos representantes. Se o relatório for favorável ao impeachment, a questão vai à votação na Câmara dos Deputados nos dias seguintes. Se 342 dos 513 parlamentares votarem a favor, Dilma é afastada de suas funções por 180 dias e o Senado entra em ação.

Os senadores, então, votam se irão condenar a presidente ou não. Se 54 dos 81 senadores decidirem pelo impeachment, a presidente deixa o cargo e fica proibida de exercer qualquer função pública pelos próximos oito anos. Caso Dilma seja mesmo afastada, Michel Temer, vice-presidente da República, assume o posto. Se ele estiver impossibilitado de exercer o cargo, são convocados Eduardo Cunha, Renan Calheiros e Ricardo Lewandowski, exatamente nessa ordem.

Reeleita em 2014 com 51,63% dos votos dos brasileiros, Dilma Rousseff precisa ter cometido, pessoalmente, alguma manobra que burle a lei. Porém, não há sequer acusações contra a representante do PT atualmente. Os desdobramentos do pedido de impeachment continuam nos próximos dias.

Dilma Rousseff
Impeachment: Dilma Rousseff perde mandato e internet vai à loucura! Veja reações
Impeachment de Dilma Rousseff: presidente é afastada por até 180 dias e Michel Temer assume. Entenda
Impeachment de Dilma Rousseff: veja os memes da votação no Senado, com a hashtag TchauQueridaDay!
Impeachment de Dilma Rousseff: Presidente interino da Câmara suspende ação e internet reage!
ver todas as notícias de Dilma Rousseff Ver + matérias
Principais
notícias
sobre
o mesmo tema