Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

Purebreak apresenta as propostas dos candidatos à Presidência, nas "Eleições 2014", para a juventude
Purebreak apresenta as propostas dos candidatos à Presidência, nas "Eleições 2014", para a juventude
Saiba as propostas que cada político tem em mente para o seu futuro.

No próximo domingo, 5 de outubro, é a hora dos brasileiros irem às urnas escolher, dentre outros cargos, o novo Presidente do país. O Purebreak já te colocou por dentro dos partidos políticos dos candidatos, mas você sabe o que eles têm em mente para a juventude?

Desde a educação até o lazer, os programas de governo dos presidenciáveis apresentam propostas interessantes no que diz respeito aos jovens. Se você irá votar pela primeira vez, fique atento ao que os candidatos com mais chances de se elegeram prometem, que de alguma maneira dizem respeito a você, para mais tarde poder cobrar tudo o que eles disseram em suas campanhas.

"Eleições 2014"
"Eleições 2014"

Dilma Rousseff

O mandato da atual Presidente da República chegará ao fim de 2014 tendo concedido 101 mil bolsas do Ciência sem Fronteiras, que oferece oportunidades para jovens nas melhores universidades do exterior. Além de manter este programa com a promessa de distribuir mais 100 mil bolsas até 2018, Dilma pretende garantir a formação plena da juventude através do Pronatec, que dá acesso ao conhecimento científico e tecnológico.

A educação continua sendo foco de seu programa, com uma mudança curricular e na gestão das escolas. Mas a sua praia é o esporte? A candidata do PT dará continuidade ao Bolsa Atleta, um auxílio financeiro que permite aos jovens esportistas se dedicarem à sua formação e aprimoramento técnico.

"Eleições 2014"
"Eleições 2014"

Aécio Neves

O candidato do PSDB, maior rival partidário da atual presidente, também apresenta propostas focadas na juventude em seu programa de governo. Caso eleito, Aécio promete dar novas oportunidades a quem não terminou a escolaridade básica, através de programas complementares. Assim como Dilma, ele também quer investir no ensino técnico, em cursos nos moldes do Pronatec.

Uma parceria com as prefeituras está nos planos do candidato, para que o jovem tenha estímulo para seguir em frente com os seus sonhos através de um núcleo de Ideias Criativas. Os estados e municípios deverão ser parceiros do tucano também na construção de áreas de lazer, em especial nas periferias das grandes cidades, para práticas de esportes e de atividades culturais.

"Eleições 2014"
"Eleições 2014"

Marina Silva

No programa de governo de Marina, um dos focos é a cultura. Candidata pelo PSB, ela pretende ampliar o financiamento e o número de espaços públicos multiculturais para a juventude e conceder bolsas de incentivo a jovens que desenvolvam atividades culturais para sua comunidade. Além disso, será estimulada a formação de grupos e projetos culturais.

Também está em seus planos a criação de um programa que possibilite os jovens entre 16 e 24 anos a realizarem serviço civil durante um ano em atividades culturais e comunitárias. O que também poderá ser incentivado no governo de Marina são as atividades esportivas e o empreendedorismo juvenil, inserindo os jovens no mundo do trabalho por meio de uma reformulação nas políticas relativas ao primeiro emprego.

"Eleições 2014"
"Eleições 2014"

Luciana Genro

Conhecida por sua luta a favor das minorias, a candidata do PSOL pretende fortalecer uma educação laica e não sexista/lgbtfóbica. A inclusão também é palavra-chave de seu plano de governo, que inclui a promessa de disponibilização livros em braille nas bibliotecas.

Se você está cursando a faculdade, se liga: Luciana planeja regulamentar a Assistência Estudantil nas intituições privadas. Isso significa bibliotecas, restaurantes universitários, moradia e bolsas para quem estuda em universidades pagas. Além disso, ela é contra o aumento das mensalidades e quer garantir a liberdade de organização e manifestação política nas universidades.

No programa de governo da candidata, ainda fala sobre a intenção de garantir 10% do PIB para educação pública. Ela é a favor da reserva de vagas para negros e estudantes oriundos de escola pública nas universidades. Além disso, Luciana é contra o trabalho voluntário, defendendo a remuneração dos jovens que trabalhem nos megaeventos.

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema