
O Exame Nacional do Ensino Médio já tem data marcada para acontecer. Segundo o Ministro da Educação, Janine Ribeiro, as provas do concurso ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro. Em 2015, a taxa de inscrição vai aumentar pela primeira vez em 10 anos. Antes o valor dos exames custavam R$ 35, e agora passa para R$ 63. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14). Em janeiro, o Ex-ministro da Educação, Cid Gomes, demonstrou interesse em fazer duas provas por ano.
O edital, com todas as regras vai ser publicado no Diário Oficial, na próxima segunda-feira (18). O ministro adiantou algumas regras aplicadas em 2015: as inscrições iniciam dia 25 de maio e terminam dia 5 de junho. O estudante terá até dia 10 de junho para pagar o valor da taxa. A não ser que consiga isenção. O cartão de confirmação não será mais entregue, sendo disponibilizados apenas na internet. Afinal ele só serve para orientação e não precisa ser apresentado na entrada do exame.
Estimasse que nove milhões de estudantes irão se inscrever este ano. Em 2014, foram 8,7 milhões, porém apenas 6,2 milhões compareceram. Os alunos que não precisarem pagar pela inscrição e faltarem às provas vão perder a isenção na próxima edição do Enem.
No primeiro dia de exame, os estudantes terão quatro horas e meia para completar as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo terão uma hora a mais para finalizar linguagens, matemática e redação. Veja algumas dicas para se preparar para o Enem.