Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
A Coreia do Norte não é um país como os outros: está isolada do mundo, e visitá-la não é fácil. Mas será que é possível enviar um pacote para lá? Este Youtuber tentou a experiência, e o resultado é surpreendente.

A Coreia do Norte, diferente da do Sul, é uma monarquia absoluta, na qual a família Kim governa com mão de ferro desde 1948. Essa situação resulta da divisão da península coreana após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Naquela época, a zona norte estava sob controle da URSS, enquanto a zona sul era protegida pelos Estados Unidos. Após alguns anos de regime soviético, a URSS escolheu Kim Il-Sung, avô do atual líder Kim Jong-Un, para comandar o país.

Hoje, visitar a Coreia do Norte é extremamente complicado. O país é fechado e viajar como turista exige o cumprimento de regras rigorosas. Na prática, poucas pessoas tentam a experiência. Sair como norte-coreano também é quase impossível, e aqueles que tentam fugir correm o risco de pena de morte. Não é nada atraente, então.

É possível enviar um pacote para a Coreia do Norte?

O Youtuber alemão MegaLag não procurou visitar a Coreia do Norte. No entanto, ele quis verificar se era possível enviar um pacote para lá. Ele também estava curioso para saber qual rota o seu pacote seguiria para chegar ao destino!

Para realizar seu experimento, ele decidiu enviar um pacote para a embaixada da Alemanha em Pyongyang, a capital da Coreia do Norte. Dentro do pacote, ele colocou um AirTag, o dispositivo de localização da Apple. Ele usou a DHL para enviar sua remessa e entregou o pacote em uma agência em Düsseldorf.

MegaLag então rastreou a jornada de seu pacote graças ao AirTag inserido. Felizmente, o dispositivo da Apple tem uma longa duração de bateria, pois por um mês o pacote ficou preso em um depósito da DLH em Frankfurt. O Youtuber decidiu então contatar a empresa, que iniciou uma investigação, mas o avisou que isso poderia levar até dois meses.

Outros dois pacotes enviados para a Coreia do Norte

Não querendo esperar dois meses, MegaLag decidiu enviar um segundo pacote, também equipado com um AirTag. Desta vez, ele forneceu o endereço de uma comissão governamental norte-coreana encarregada de questões cinematográficas. Este pacote demorou alguns dias para chegar a um depósito em Seul, ou seja, na Coreia do Sul. Portanto, a DHL errou a Coreia e o pacote foi declarado perdido.

No mesmo período, o primeiro pacote foi localizado em Pequim graças ao AirTag inserido. Ele também foi declarado perdido e, portanto, reembolsado. Finalmente, MegaLag tentou sua sorte com um terceiro pacote, que também foi enviado para a Coreia do Sul, não para o norte. Oficialmente, o pacote foi devolvido à Alemanha, mas o Youtuber nunca o recuperou.

Nesse ínterim, ele aprendeu com a DHL que Pyongyang estava recusando pacotes vindos do exterior devido à pandemia de COVID-19. Esta informação só lhe foi comunicada várias semanas após o início de seu experimento. Claramente, enviar um pacote para o país de Kim Jong-Un é uma missão impossível!

AirTag obtém sucesso onde a DHL falha

A experiência de MegaLag é interessante por várias razões. Primeiro, ela confirma o aspecto muito fechado da Coreia do Norte: enviar um pacote parece ser um esforço em vão. Mas também confirma a eficiência dos AirTags. De fato, o Youtuber conseguiu localizar pacotes que a DHL considerava totalmente perdidos. Mesmo que ele não tenha alcançado seu principal objetivo, o videomaker conseguiu tornar essa experimentação cativante, apesar de tudo.

sobre
o mesmo tema