Por Aline Carvalhal
Quando pensamos em Zynga, pensamos em social games. Só que não se pode negar que a empresa já não é mais tão famosa. Aliás, com a diminuição de seu público a empresa caminha para o buraco. O executivo de mobile da EA explica o porquê.

Já não é segredo que a Zynga, empresa responsável por jogos da série Ville (Farmville, Cityville, Castleville, Chefville...) anda mal das pernas (quase tão mal quanto a Blackberry). Mas qual seria o motivo para o flop de uma das empresas mais famosas no ramo dos social games?

No trimestre encerrado em 30 de setembro, a empresa registrou prejuízo de 68 mil dólares contra 53 milhões de dólares no mesmo período do ano assado. Recentemente, as receitas da Zynga caíram 36%, mas as ações subiram 19%.

Segundo Frank Gibeau, executivo de mobile da Eletronic Arts, o problema é justamente a empresa estar limitada a produzir somente para o Facebook.

"A Zynga se arruinou. Eles sequer são um negócio de mobile" disse Gibeau quando perguntado sobre a declaração de Mark Pincus, co-fundador da Zynga. Pincus deu uma declaração dizendo que no futuro a maioria das pessoas jogaria o tempo todo. "Nós somos seis ou sete vezes o tamanho deles em mobile. Zynga foi para o buraco porque estão completamente focados em uma só plataforma, que é o Facebook".

Vale lembrar que a Zynga agora opera em sua própria plataforma fora do Facebook no site Zynga.com. Recentemente a empresa teve problemas com uma empresa que desenvolvia um aplicativo de sexo.

Já a EA saiu das redes sociais e gerou revolta dos usuários ao fechar os famosos "The Sims Social", "SimCity Social", e 'Pet Society'. "Nós vimos que todos os usuários do Facebook estavam indo para os smartphones. Você não pode jogar um game de Facebook no celular. Todo smartphone, todo tablet, é um aparelho para jogar", concluiu Gibeau.

Electronic Arts
sobre
o mesmo tema