
O primeiro dispositivo portátil da Nintendo, o Game Boy, foi lançado em 21 de abril de 1989 e já vendeu mais de 118 milhões de unidades pelo mundo até o momento. Mas se a gente incluir o Game Boy Pocket e o Game Boy Color, a Nintendo colheu os lucros de 500 mil unidades nesses 25 anos de história.
"Tetris" foi o primeiro cartucho a vir junto com o Game Boy. Os sucessos continuaram com versões específicas pro portátil: "Metal Gear Solid", "The Legend of Zelda: Link's Awakening" e "Super Mario Land 2"e "Pokémon" que foi o jogo mais marcante do Game Boy.
Em 1989 o mundo estava agitado: ano do primeiro governo Bush nos EUA, queda do muro de Berlim, conflitos no Afeganistão etc. Nessa época o Game Boy tinha um preço muito competitivo em relação aos consoles tradicionais. Talvez esse tenha sido um dos maiores motivos para sua popularização massiva. Além da independência que a mobilidade concedia, afinal a TV da casa não precisava ser disputada com a famíla na hora de jogar.

"Ele lançou as bases para o que chamamos de jogos portáteis de hoje, independentemente de saber se é console ou jogos de smartphones , porque o conceito básico é o mesmo. Esse é o legado de Game Boy ", disse Serkan Toto, consultor da Nintendo.
O Game Boy também foi o precursor do multiplayer e das redes de jogos online, porque permitia que os jogadores conectassem seus aparelhos através de um cabo.
E o design típico do aparelho causa uma nostalgia danada. Quem diria que um único aparelho era a semente de uma tecnologia tão comum para todo mundo nos dias de hoje - os jogos em tablets e smartphones.
