Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

A universitária foi continuar o curso de jornalismo na Espanha pela Mobilidade Acadêmica.

Três coisas contam bastante em um currículo: a Universidade, experiência na área e intercâmbio. Por isso, a estudante de Jornalismo da UFRJ, Carolina Lessa, aproveitou a mobilidade acadêmica da faculdade para dar sequência aos estudos em outro país. Ela escolheu a Universitat de Valencia, na Espanha, como destino educacional.

Infelizmente para a área de humanas não existem muitas bolsas de estudo. O Ciências sem Fronteiras, por exemplo, possui mais vagas de intercâmbio para alunos da área de exatas. Por isso Carol precisou pagar pela viagem, mesmo assim está satisfeita e não quer saber de voltar: "Vou ficar seis meses em Valência, mas penso em adiar minha volta. Ainda é uma incógnita para mim quando vou voltar", afirmou.

Mobilidade Acadêmica

Carolina Lessa continua os estudos da Universidade no intercâmbio para a Espanha
Carolina Lessa continua os estudos da Universidade no intercâmbio para a Espanha

O ideia do programa é facilitar a integração de Universidade por todo mundo. As instituições fazem convênios e permitem que alunos continuem seus estudos em outros países. A estudante aproveitou a oportunidade para viajar e conhecer uma nova cultura. Ela explica que o estudo é importante, mas que aprendeu muito mais com as viagens: "Tenho aula de segunda a quarta. No início pensei em estudar e me dedicar exclusivamente à universidade, afinal é o dinheiro da minha mãe. Mas percebi que aprendemos muito mais viajando que nos prendendo dentro de sala de aula. Há duas semanas estava na Bosnia, conheci os conflitos locais, a cultura do país...", contou.

A Escolha

Facultat de Filología, Tradució I comunicació, Universitat de Valencia, local onde Carolina estuda
Facultat de Filología, Tradució I comunicació, Universitat de Valencia, local onde Carolina estuda

O primeiro critério de escolha para Carolina foi o idioma: "Aprendi o inglês em toda a minha vida e achei que precisava de mais um idioma", explicou. Então chegou a conclusão que gostaria de estudar Espanhol. Como o custo de vida em Madrid é alto, preferiu ficar em Valência, cidade próxima ao Mar Mediterrâneo.

Dificuldades

Apresentando a feijoada para amigos europeus
Apresentando a feijoada para amigos europeus

Sem previsão para voltar, a estudante ainda tem muito o que viajar e aprender pela Europa. Apesar de ter ficado sem lugar certo para ficar logo quando chegou, Carol não passou por muitas dificuldades, e já até apresentou a brasileiríssima feijoada para seus amigos europeus.

Ficou Curioso para conhecer novas culturas? Fique ligados nas reportagens especiais que o Purebreak faz sobre intercâmbio. E se estiver com viagem programada, veja alguns aplicativos que separamos. Eles vão te ajudar a viver uma experiência tranquila como a de Carolina Lessa.

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema