
Essa questão tecnológica entre desktop ou laptop tem sido essencial para quem vai investir numa máquina nova. E o Purebreak vai te ajudar com um conjunto de dicas que facilitam a identificar o modelo que atende mais às suas necessidades.
Se você é viajante, nômade ou tem um quarto muito pequeno, não usa programas pesados e nem pretende rodar games, vale investir em um notebook. Esse tipo de computador tem a grande vantagem da mobilidade, apesar do preço superior.
Em relação à preço e desempenho, um desktop SEMPRE será mais vantajoso. "Com mil reais você consegue montar um ótimo desktop, enquanto com o mesmo valor você teria um notebook bem limitado", afirma Brian Ribeiro, profissional de TI.
A dica é: ao escolher o modelo que quer, pesquise o preço em várias lojas, especialmente online para encontrar o melhor preço. Por ser padronizado, não importa aonde você compre e o PC será sempre igual.
Gamers e desktops andam de mãos dadas
No caso dos laptops voltados para gamers, como os da AlienWare, que sempre vimos o Sheldon Cooper ostentando em "The Big Bang Theory ", são sempre absurdamente caros. Eles têm uma máquina potente e preparada para rodar softwares mais complexos. Mas colocando na ponta do lápis, um dispositivo desses custa uma média de 5 mil reais. Enquanto um desktop com a mesma configuração custaria 3 mil. Ainda sobra 2 mil reais para comprar um monitor imenso, além de mouse, teclado e headsets próprios para gamers.
Caso você não saiba comprar as peças e montar por si mesmo um PC, a dica é procurar os centros de informática com lojas especializadas que fazem isso. Ou também pode contactar um profissional e contratar o serviço de montagem, levando para ele as peças específicas que você quer. Há algumas peças que são específicas para games como a linha HyperX da Kingston, por exemplo, que disponibiliza memórias com garantia vitalícia. Só não esqueça de guardar a nota fiscal de compra porque ela será essencial quando você for reinvidicar uma memória RAM nova.