
A Microsoft recentemente revelou que também terá seu serviço de streaming. Alguns sites especularam que ele se chamaria Ridgeway, mas parece que mudou de nome e agora vai se chamar, pasmem, Rio.
Na semana passada, a Microsoft demonstrou Halo 4 rodando via streaming em um tablet e em um Windows Phone em qualidade semelhante a do Xbox.
Para quem quer entender melhor o sistema, a gente explica. O streaming é o alojamento de jogos na nuvem, ou seja, nos servidores da plataforma. Dessa forma, a pessoa pode rodar um jogo no seu novo videogame, tablet e até smartphone, precisando para isso de uma (poderosa) conexão com a internet. Isso resolve um problema que parecia insolúvel: a ausência de retrocompatibilidade nos consoles da nova geração.
Trocando em miúdos e colocando a Microsoft na história, em tese seria possível adquirir o novo Xbox One, sem abrir mãos de bons títulos do Xbox 360. Mas vale lembrar que mesmo esperançosa, a Microsoft ainda está estudando como o sistema vai funcionar."Nós temos que descobrir, com o tempo, quanto isso custa e quão boa é a experiência."
Para oferecer o mesmo serviço, a Sony comprou o Gaikai, sistema de armazenagem que renderiza jogos inteiros e os transfere para o console via streaming.