Por Aline Carvalhal
Já pensou em um celular com duas telas touch, uma de cada lado? E se ele fosse russo? É o caso do YotaPhone que roda Android e é o primeiro smartphone desenvolvido no país.

Já existe um smartphone com duas telas touch, uma de cada lado, e ele é russo. O primeiro celular desenvolvido no país chama-se YotaPhone e roda sistema operacional Android, do Google.

O plano é lançá-lo ainda esse ano por 499 euros (US$ 678) em lojas físicas da Rússia e Alemanha. Outros países como França, Espanha e Áustria também devem poder adquirir o dispositivo em lojas virtuais. O aparelho foi apresentado em uma galeria de arte comtemporânea em Moscou e o diretor-geral do YotaPhine, Vlad Martynov, declarou que ele "repensa nossa relação com os smartphones".

O YotaPhone possui, além da tela colorida sensível ao toque, uma segunda tela traseira em preto e branco que adota a mesma tecnologia de tinta eletrônica encontrada em leitores digitais como o Kindle, da Amazon (que também planeja ter seu smartphone em breve). A tela extra é de baixa energia e permanece ligada o tempo todo mesmo que o telefone esteja desligado. Por ela é possível ver hora, mensagens, um compromisso ou mapa, sem ter que ativar o aparelho, reduzindo, assim, o consumo de bateria.

No ano que vem o telefone chegará às lojas em outros países europeus, como Grã-Bretanha e Suíça, e no Oriente Médio. Ainda sim, não há planos de lançamento na Ásia ou nos Estados Unidos, provavelmente por causa da concorrência ou, no caso da China, por medo da pirataria.

sobre
o mesmo tema