Por Raphael Freitas
Aos 95 anos, morre ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. Anúncio foi feito no início da noite de quinta-feria (05) pelo atual presidente do país, Jacob Zuma. Nelson foi Prêmio Nobel da Paz e responsável pelo fim da política do apartheid em seu país.

Na África do Sul, no início da noite de quinta-feira (05), através de um comunicado oficial transmitido pela televisão, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciou o falecimento do líder político Nelson Mandela. Aos 95 anos, Mandela lutava contra complicações devido a problemas respiratórios e estava recebendo cuidados médicos em casa, na cidade de Johannesburgo.

Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, Mandela, ou "Mandiba" como também era conhecido, foi responsável por levantar a bandeira contra a discriminação racial, além de lutar a favor de causas sociais na África e no mundo.

Entenda a importância de Mandela na história mundial:

Filho de Henry, um respeitado conselheiro da família realThembu, Nelson nasceu Rolihlahla Mandela em uma África do Sul onde a desigualdade social, e principalmente a racial, dominava o dia a dia do país.

Ao se formar em Direito pela Universidade de Witwatersrand, em 1942, Mandela começou a se envolver com os problemas políticos da África do Sul. Com a ascensão do Partido Nacional, no ano de 1948, responsável pela implementação do regime de apartheid, forçando a segregação racial, Mandela se tornou um dos principais nomes contra o regime.

Ao retornar a África do Sul depois de um treinamento militar no exterior, em 1964, Mandela foi preso e condenado à prisão perpétua. Foram 27 anos de confinamento, fato que faz da sua luta um dos pilares do atual pensamento de igualdade de direitos entre brancos e negros no mundo.

Em 1990, Mandela foi solto e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, cargo que manteve de 1994 a 1999. Com o fim do apartheid e se retirando do governo sul-africano, Mandela manteve seu caráter humanitário e passou a ser um porta-voz mundial contra o avanço da AIDS.

 

 

 

sobre
o mesmo tema