Por Aline Carvalhal
"Crash Bandicoot" foi uma das séries mais significativas do primeiro PlayStation. A série do ratão da Naughty Dog era exclusiva do console na época, mas acabou sendo vendida para a Activision, de "Call of Duty". Você se lembra do Crash?

"Crash Bandicoot" foi uma das séries mais significativas do primeiro PlayStation. A série do ratão da Naughty Dog era exclusiva do console na época, mas acabou sendo vendida para a Activision, de "Call of Duty", quando estava em seu auge.

Recentemente especulações dão conta de que Crash pode voltar a ser parte da família PlayStation, mais precisamente estrelando um jogo de PlayStation 4. A Sony aparentemente deseja recomprar os direitos sobre a franquia. Acontecendo ou não, já estamos empolgados e cheios de lembranças nostálgicas. Por isso vamos relembrar os melhores momentos de Crash e sua turma no console da .

Crash Bandicoot

"Crash Bandicoot" é foi o jogo de estreia da franquia lançado pela Naughty Dog (mesma de "Uncharted" e "The Last of Us") em 1996. O jogo contava a história de Crash, um rato antropomórfico (sim, ele é um rato) criado pelos antagonistas Doutor Neo Cortex e Doutor Nitrus Brio. Crash parte em uma aventura para impedir que seus criadores dominem o mundo, limpando a poluição causada por eles, além de salvar sua namorada Tawna.

O jogo recebeu boas críticas por seus gráficos e visual único, mas pecou pela pouca inovação para um jogo do gênero plataforma. Apesar disso, ele chegou a ser o jogo mais vendido de PlayStation. Um detalhe interessante é que ele vendeu 500 mil unidades no Japão e se tornou o primeiro jogo não-japonês a conseguir sucesso comercial no país.

"Crash Bandicoot 2 - Cortex Strikes Back"

A continuação da aventura de Crash veio em 1997 também pelas mãos da Naughty Dog e publicada pela Sony. A história se passa em um grupo fictício de ilhas próximas a Austrália. Crash é abduzido para lá pelo vilão Neo Cortex que aparentemente mudado, quer agora salvar o mundo. Crash é enviado para vários lugares buscando cristais que vão ajudar Cortex a evitar a destruição do mundo causada por um alinhamento planetário. O jogo apresenta a irmã de Crash, Coco Bandicoot que suspeita das verdadeiras intenções de Cortex e também do Doutor Nitrus Brio que tenta persuadir Crash a buscar jóias em vez de cristais.

O jogo foi considerado superior ao seu antecessor. Novamente foi elogiado pelos gráficos e obteve grandes notas em jogabilidade e trilha sonora. Criticas pequenas foram para a falta de variedade nas fases e chefões fáceis além da falta de inovação. Mesmo assim, novamente o jogo entrou para lista de mais vendidos do PlayStation e ainda substituiu o antecessor em vendas no Japão, com mais de 800 mil.

"Crash Bandicoot 3 - Warped"

A terceira aventura de Crash foi igualmente feita pela Naughty Dog, mas já tinha direitos vendidos para a Activision. O jogo é de 1998 e se passa imediatamente após os eventos de "Crash Bandicoot 2 - Cortex Strikes Back". Ruínas da estação espacial de do vilão Cortex caem na Terra liberando uma entidade maligna chamada Uka Uka, irmão gêmeo mal de Aku Aku, espírito que auxilia Crash e seus amigos. O malvado então se alia com Cortex e com o Nefarious Tropy - um obcecado por viagens no tempo - para escravizar o planeta terra. Crash e Coco precisam viajar no tempo recolhendo os cristais mágicos antes do trio da maldade.

"Crash Bandicoot: Warped" foi aclamado pela crítica universal que novamente elogiou gameplay, gráficos e áudio. Como era esperado, no Japão o jogo ultrapassou as vendas dos dois jogos anteriores e se tornou o primeiro jogo não-japonês a vender mais de um milhão de unidades no país.

"Crash Team Racing"

O primeiro jogo de corrida e quarto jogo da franquia foi lançado em 1999. "Crash Team Racing" foi o último jogo da franquia a ser desenvolvido pela Naughty Dog . Na história personagens da série Crash precisam correr nas pistas contra o maníaco Nitros Oxide para (de novo) salvar o planeta da destruição. Contrariando as previsões, o jogo foi bem recebido e elogiado por jogadores e crítica que destacaram a jogabilidade e os gráficos. O jogo teve uma sequência multiplataforma, mas não muito famosa chamada "Crash Nitro Kart"

"Crash Bash"

Em 2000, Crash ganhou um jogo do gênero party (estilo onde vários jogadores competem em minigames buscando a maior pontuação). O jogo foi feito pela Eurocom e publicado pela Activision. "Crash Bash" é o quinto jogo da franquia e o primeiro a não ser feito pela Naughty Dog (que deixou a série para trabalhar na franquia "Jak and Daxter"). O enredo do game mostra uma competição organizada pelos espíritos Aku Aku e Uka Uka para decidir quem é melhor: o Bem ou o Mal.

Naughty Dog
sobre
o mesmo tema