Por Aline Carvalhal
Robô desenvolvido pelo Instituto Nacional de Informática do Japão obteve qualificação de "nível A", o que significa que, se fosse humano, poderia estudar em 403 das 579 universidades privadas do país.

Esses robôs estão chegando cada vez mais longe. Depois do robô que simula atividade cerebral parecida com a nossa, outo invento japonês prestou exame de vestibular e passou em cerca de 70% das universidades do país. Chamado de Torobo-kun , o robô foi fabricado pelo Instituto Nacional de Informática do Japão e é capaz de reconhecer palavras e de resolver problemas de lógica, mesmo os mais complexos.

Para testar as habilidades, os responsáveis pelo projeto decidiram colocá-lo para fazer um exame de vestibular. O resultado? Torobo obteve notas baixas em provas de idiomas, como inglês e japonês, mas foi capaz de superar a média nacional dos estudantes em história japonesa, história mundial, matérias que requerem grande conhecimento, além de uma excepcional qualificação em matemática. Tudo isso porque, pasmem, ele tem capacidade de concentração superior à de qualquer ser humano. As três leis da robótica então... Ele já deve saber de cor.

Para se ter uma ideia, Torobo-kun obteve qualificação de "nível A", o que significa que, se fosse humano, poderia estudar em 403 das 579 universidades privadas do país, segundo os criadores.

Mas embora Torobo-kun tenha grandes possibilidades de ser aceito nas universidades de nível médio e baixo do Japão, seus criadores querem mais: o objetivo é fazer com que o robô possa ser aprovado até 2021 no exame de vestibular da Universidade de Tóquio, a mais prestigiada do Japão. Será que ele consegue?

sobre
o mesmo tema