Por Stephanie Oliveira
O que dizer dessa rede social que a gente conhece há 10 anos e ainda considera pacas? Vem comemorar o aniversário do Orkut e matar a saudade com a gente!
Se você fazia parte de várias comunidades, escrevia e recebia depoimentos transbordando amor, tinha seu próprio buddy poke e lia, respondia e apagava seus scraps, você também deve estar com saudades do Orkut !

Criado em 2004 pelo Google , a rede que levou o nome de seu idealizador - o engenheiro turco Orkut Büyükkökten - atraiu usuários do mundo inteiro, mas os brasileiros e indianos eram os principais usuários. Em 2011 popularidade da rede começou a cair, mas nem por isso a gente esqueceu dela. O Orkut está completando 10 anos nesta sexta, e para comemorar o Purebreak listou as peculiaridades da rede e comparou com o queridinho atual - até quando? -, o Facebook.

Comunidades

As comunidades eram o reflexo das preferências e da personalidade dos usuários.
Dava pra interagir com outros que compartilhavam as mesmas preferências e até mesmo fazer amizades. Isso sem falar dos jogos entre usuários, como os "jogos do Add" e outros do tipo "beija ou passa?". Ainda hoje as comunidades deixam saudades e existe até página no Facebook em homenagem a elas.

Depoimentos

"O topo é meu". Esse era um dos clássicos da disputa de depoimentos entre usuários. Era uma emoção receber depoimentos e colecionar declarações públicas de afeto. O Facebook não oferece nenhum espaço além da própria Timeline para esse tipo de declaração.

Sorte do Dia

Nada melhor para começar o dia do que checar a sorte do dia. Quem não lembra das frases motivacionais, poéticas e às vezes premonitórias que aparecem na página de cada usuário?

Visitantes recentes

Uma das ferramentas mais desejadas pelos usuários do Facebook. Era possível habilitar ou não essa opção, para que você visse quem visitou seu perfil e também fosse visto quando fuxicava a vida de alguém. Muitas vezes a intenção era justamente chamar a atenção.

Classificar usuários

Ninguém era legal de verdade se não tivesse três cubinhos de gelo, nem confiável o bastante sem três smiles ou realmente sexy sem três corações. Além dessas classificações ainda era possível colecionar fãs.

Scrapbook x Timeline

Representam basicamente a mesma função nas duas redes, mas enquanto hoje a Timeline é usada para qualquer tipo de publicação, seja do usuário ou de seus amigos, os scraps funcionavam mais como recadinhos bem direcionados. No Orkut era comum ver competições de quem tinha mais scraps, além dos famosos "Leio, respondo e apago" ou "Só add com scrap".

Buddy Poke x Cutucar

No Orkut, a paquera era muito mais sutil e divertida. Você podia montar seu próprio avatar e interagir com o avatar dos amigos, enviando flores, mandando beijos, abraços, tocando guitarra, passeando de carro, dando socos... Já o Cutucar é mais simples e direto, demonstrando o interesse de uma pessoa na outra.

Curtir

Originalmente o Orkut não trazia a opção curtir para fotos e publicações. Mas, com a chegado do Facebook, a rede tentou se enquadrar o máximo possível para não perder seus usuários para Mark Zuckerberg, criando então a opção para fotos.

Google
Google criou um teclado que tem quase 2 metros de comprimento. Parece piada, mas faz mais sentido do que parece
O modo de navegação anônima do Chrome se tornou um problema para o Google (e para aqueles que o utilizam)
Vem entender o que é esse tal de Stadia, novo serviço da Google, e tudo que você pode fazer com ele
sobre
o mesmo tema