Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Os pneus sem ar são uma daquelas revoluções que têm batido à porta da indústria automobilística - e ciclística - há algum tempo. A tecnologia da Michelin, após anos de desenvolvimento, começou a mostrar seu desempenho em nosso país vizinho.

Michelin Uptis. Esse é o nome dos inovadores pneus sem ar deste fabricante. O nome é um acrônimo de "Unique Punctureproof Tire System", e eles se destacam justamente por não precisarem ser inflados e por sua estrutura de lâminas flexíveis reforçadas com fibra de vidro.

Design aprimorado. Embora as versões preliminares desta tecnologia fossem pensadas para carros e caminhões leves, a nova estrutura dos pneus Uptis pode adaptá-los a veículos de passageiros convencionais. Não há também risco de uma pressão incorreta, o que garante aderência ótima à estrada o tempo todo.

Sem manutenção, nem reabastecimento

Esses pneus não precisam que ajustemos periodicamente a pressão porque, simplesmente, não há inflação ou reabastecimento. Isso também reduz a quantidade de pneus que acabam no lixo ou em ferros-velhos, e teoricamente também reduz o custo de substituição.

Os testes piloto são promissores. O objetivo da Michelin em 2019 era oferecer essa tecnologia em 2024, inicialmente em parceria com a General Motors. Em março de 2022, anunciou-se uma data de lançamento um pouco mais distante, entre 2025 e 2028, e no início deste ano, um teste piloto foi iniciado em parceria com a empresa de mensageiros DHL nas ruas e estradas de Singapura. O sucesso desse programa fez com que a Michelin afirmasse que esses pneus já estão prontos para serem lançados no mercado francês, ainda que de forma preliminar.

O serviço de correios os estreará na França. O serviço oficial de correios francês, La Poste, equipará 40 de suas vans de mensageiro com esses pneus à prova de furos. Conforme o anúncio oficial, essa colaboração começará no final de 2024 na região de Hauts-de-France, no norte da França. Três desses veículos, no entanto, começaram a rodar com esses pneus em 27 de junho.

Você ainda não poderá comprá-los. Os consumidores não poderão acessar esta tecnologia por enquanto, e é claro que na Michelin eles querem ter certeza de que os novos testes na França serão um sucesso antes de comercializar esses pneus globalmente.

sobre
o mesmo tema