Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Cada lugar do mundo tem um livro preferido - e ele pode te surpreender!

Os livros são a melhor maneira de fugir da realidade e também uma forma de atravessar as fronteiras do mundo sem precisar sair de casa. E, justamente graças à diversidade cultural que a literatura nos oferece, nós, seres humanos, podemos aprender mais sobre outros países e civilizações lendo as histórias escritas por outras pessoas em outros contextos, outros lugares e outras épocas.

Qualquer leitor que se preze conhece a plataforma Goodreads . Essa rede social para leitores (e não tão leitores) funciona como um banco de dados com entradas para mais de 3,5 bilhões de livros de todo o mundo. Ela também permite que os usuários compartilhem os livros que estão lendo, recomendem títulos, façam listas e até mesmo escrevam resenhas sobre eles. Por ser o maior banco de dados literário da Internet, é um bom lugar para pesquisar tendências de leitura em diferentes países, gostos e interesses de sociedades do mundo todo. E foi exatamente isso que a WordFinderX fez. A equipe projetou um mapa do mundo que ilustra quais são os livros mais bem avaliados em cada país do mundo, escritos por autores locais.

Livro mais bem avaliado do mundo

Como pode ser visto no mapa, o livro mais bem avaliado do mundo, de acordo com o Goodreads, é "Svědectví o životě v KLDR" (Witnesses of Life in the DPRK). Esse é o terceiro livro da autora tcheca Nina Špitálníková sobre a Coreia do Norte, baseado em sete entrevistas com refugiados norte-coreanos. Apesar da posição crítica do livro em relação ao regime ditatorial, ele apresenta uma imagem convincente e raramente vista da vida na RPDC por meio dos testemunhos.

Na América do Norte e América Latina

Se analisarmos os resultados por país, veremos que o livro mais bem avaliado nos Estados Unidos, escrito por um americano, é o título de ficção científica e fantasia "Words of Radiance", de Brandon Sanderson. O livro é parte da série "Stormlight Archive", uma saga que combina política, guerra, raça, religião, conspirações secretas, magia, assassinos, deuses e uma série de outros elementos de fantasia. No Canadá, é "Kukum", de Michael Jean. E no México, "Los Fantasmas de Fernando", do escritor Jaime Alfonso Sandoval.

Nas Américas Central e do Sul, biografias, memórias e etnografias estão no topo da lista, mas também livros infantis: "Frizzy" é o livro mais bem avaliado de uma autora dominicana, Claribel A. Ortega, ex-repórter que escreve fantasia para jovens adultos. E em toda a América Latina, a classificação mais alta pertence a "Toda Mafalda", uma coleção de histórias em quadrinhos do cartunista argentino Quino. Livros de não-ficção também estão incluídos, incluindo "Fresh Fruit, Broken Bodies", do autor hondurenho Seth M. Holmes.

Por outro lado, um clássico modernista aparece como o peruano mais bem avaliado. Mario Vargas Llosa esteve na vanguarda do boom literário latino-americano na década de 1960, ao lado de figuras como Julio Cortázar, Gabriel García Márquez e Manuel Puig. Seu "Conversation in the Cathedral" retrata o Peru na década de 1950 sob a ditadura de Manuel A. Odría. Na Colômbia, "Lo Que No Tiene Nombre", de Piedad Bonnett, encabeça a lista. Já no Brasil, o livro mais bem avaliado é "Arlindo", da IlustraLu.

Na Europa e Oriente Médio

A Europa é um dos continentes com mais literatura. Na classificação, vemos todos os tipos de gêneros: de thrillers a autobiografias. Como mencionado acima, o título mais bem avaliado é do autor tcheco Svědectví, o "životě v KLDR" (Witnesses to Life in the DPRK), mas não podemos deixar de mencionar "The Botanist", de M.W. Craven, o livro mais bem avaliado no Reino Unido que faz parte de uma longa série sobre crimes e as aventuras do Detetive Sargento Washington Poe. Na Espanha, é "The Warrior in the Shadow of the Cherry Tree", de David B. Gil, uma história de vingança e redenção no Japão dos senhores samurais.

Enquanto isso, os livros mais bem avaliados de autores locais no Oriente Médio e na Ásia Central incluem romances aclamados, memórias e coleções de ensaios. "A Thousand Splendid Suns", do autor Khaled Hosseini, ocupa o primeiro lugar no Afeganistão, um romance que passou quinze semanas no topo da lista de best-sellers do New York Times em 2007. O Irã apresenta o antigo "Shahnameh" de Ferdowsi, um dos poemas épicos mais longos do mundo. E na Turquia, "Ince Memes 4", de Yaşar Kemal.

Na Ásia, Oceania e África

Os livros mais bem avaliados na Ásia e na Oceania, de acordo com o mapa, incluem memórias aclamadas, como a autobiografia arrepiante e contundente de Yeonmi Park, "Escape to Live". Em Cingapura, livros de autoajuda, como "Destined to Reign" (Destinado a Reinar), do famoso evangelista Joseph Prince, lideram o ranking. Por fim, na África, há vários livros políticos e de defesa, como o manifesto feminista "Dear Ijeawele", da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, e "The African Origin of Civilization", do historiador senegalês Cheikh Anta Diop.

sobre
o mesmo tema