Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
"Os Anéis do Poder" era uma das maiores apostas da Prime Video, assim como "A Casa do Dragão" com a HBO. As duas produções são grandes sucessos, mas a série de "Game of Thrones" leva a disputa.

Não é fácil determinar quem ganhou nesse confronto particular de séries de fantasia na última parte do ano. Por aqui, já decidimos que, do ponto de vista criativo, talvez "A Casa do Dragão" tenha parecido um produto mais sólido do que "O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder". Mas as complicações surgem quando tentamos analisar o público.

A falta de transparência da Amazon

Como já comentamos, a Amazon não é particularmente transparente em seus números. Para começar, ela não divulga regularmente o número de usuários de sua plataforma, mas, em vez disso, conta o número de assinantes do Amazon Prime. Presumivelmente, boa parte deles usará o Prime Video porque ele está incluído na assinatura, mas os números exatos não são claros. Os números mais recentes divulgados pela empresa são de 200 milhões de assinantes do Amazon Prime.

O que sabemos sobre os números

Conhecemos alguns dos números de "Os Anéis do Poder", mas são extremamente breves. Sabemos que é a série mais assistida na história da plataforma, e a Amazon anunciou, após a estreia do primeiro episódio, que 25 milhões de pessoas assistiram à série em seu primeiro dia no Prime Video. Na Variety, a chefe da Amazon Studios, Jennifer Salke, declarou que, quando a primeira temporada passou da metade, eles já estavam se aproximando dos 100 milhões de espectadores, com expectativas de que esse número crescesse. É difícil ser preciso com a guerra de direitos que vem ocorrendo, mas já se estima que a primeira temporada tenha custado 465 milhões de dólares.

Um silêncio que diz muito

Talvez o silêncio que reina na Amazon após esses dados diga mais sobre a série (e sobre o próprio serviço) do que quaisquer números. Mesmo assim, temos outros para comparar. Especificamente, os fornecidos pela prestigiada empresa de medição de audiência Nielsen, que alerta para algumas restrições ao considerar seus resultados: ela conta apenas o público dos EUA e aqueles com TVs conectadas, não a visualização em celulares ou laptops. Por fim, o streaming em computadores é contabilizado por minuto, não por usuário.

Minuto e resultado

De acordo com esses dados, que foram divulgados pela Variety, "Os Anéis do Poder" teria alcançado 1,3 bilhão de minutos vistos em sua primeira semana. Ficaria abaixo de outro grande sucesso da plataforma, 'Reacher', que conseguiu atingir 1,8 bilhão de minutos, e muito próximo de 'A Roda do Tempo' e 'A Lista Final', com 1,2 e 1,1 bilhão, respectivamente. Mas há um aspecto a ser observado: todas essas outras séries foram lançadas na íntegra em sua primeira semana. Apenas "The Rings of Power" teve uma cadência semanal em sua estreia, o que dá um valor muito mais extraordinário aos seus 1,8 bilhão de minutos.

Em termos globais, "Game of Thrones" vence

Essa medida, mesmo com todas as limitações que a Nielsen traz, nos permite compará-la com "A Casa do Dragão". De acordo com os dados, os minutos assistidos da série da Amazon estavam caindo muito levemente semana a semana. De 1,25 bilhão de minutos na primeira semana para 1,2 bilhão na segunda semana, até chegar a pouco menos de 1 bilhão, onde se manteve em torno desse valor. Esse é o pior sinal para uma série que sempre teve a intenção de crescer. Nesse caso, parece que um bom número de telespectadores se desligou do evento semanal.

Por outro lado, "A Casa do Dragão" viveu o processo inverso, e de forma mais espetacular: de 327 milhões de minutos na primeira semana, passou para 741 milhões. A partir daí, passou para 781 milhões e, em sua quarta semana no ar (coincidindo com a segunda semana de "O Senhor dos Anéis"), já está com cerca de 1 bilhão de minutos por semana, no mesmo nível de sua rival.

O que isso significa?

Que os números de "Game of Thrones" são muito mais confiáveis. Embora os números de assinantes da plataforma não sejam claros, a HBO está falando de 29 milhões de espectadores por episódio nos EUA, contando a TV linear e digital. Um dos episódios teve 9,3 milhões de espectadores, um recorde para a plataforma desde a... o final da 8ª temporada do "Game of Thrones" original. É difícil comemorar o sucesso de qualquer uma das plataformas, mas está claro que a HBO Max chegou ao mesmo ponto com meios muito mais modestos.

sobre
o mesmo tema