Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Por volta dos 13 anos, algo faz "clique" no cérebro das crianças e nada mais é como antes. Eles se tornam rebeldes, pseudo-independentes, insuportáveis; ou seja, tornam-se adolescentes. E o resto da humanidade apenas observa com olhar atônito, sem entender completamente o que está acontecendo. Porque sim, todos nós já fomos jovens, mas isso (na maioria das vezes) não é suficiente para compreendê-los. Não chega nem perto disso.

Nos últimos anos, uma equipe da Universidade de Stanford tem analisado o que acontece no cérebro de crianças, adolescentes e adultos jovens. Embora o desenvolvimento tenha sido um dos temas favoritos de psicólogos, neurologistas e pedagogos, a verdade é que até recentemente não tínhamos tecnologia suficiente (ou era proibitivamente cara) para estudar os detalhes desse furacão que chamamos de adolescência.

Ouvir de dentro

A equipe selecionou uma amostra de 46 meninos e meninas entre sete e 16 anos que estavam prestes a realizar vários exames médicos. A ideia era aproveitar esses testes para colocar gravações de voz (tanto de suas mães quanto de mulheres desconhecidas) e ver o que aconteceria com sua atividade cerebral. Os resultados foram curiosos: enquanto as crianças com menos de 12 anos mostravam uma resposta neural muito intensa nos centros de recompensa e de processamento de emoções ao ouvir a voz de sua mãe, a partir dos 13 a situação mudava.

Essa era a idade média em que a voz da mãe deixava de produzir esse tipo de reações neurais e os dados indicavam que eles se tornavam mais receptivos às vozes anteriormente desconhecidas. "O adolescente não tem plena consciência de que está fazendo isso. Simplesmente, está sendo ele mesmo: tem amigos e novos companheiros e quer passar tempo com eles. Sua mente é cada vez mais sensível e é atraída por essas vozes desconhecidas", explica Daniel Abrams, um dos pesquisadores que trabalharam nisso.

A adolescência é uma doença cerebral?

A julgar pela agitação que este estudo provocou, parece que sim. Ao ver os resultados, muitos começaram a pensar que é o cérebro que faz os adolescentes pararem de ouvir seus pais. Mas isso é um equívoco: as imagens cerebrais simplesmente mostram que isso ocorre. Não é que os adolescentes se tornem máquinas maliciosas de ignorar os pais, mas que (de uma forma ou outra) suas condições e necessidades os impulsionam a sentir mais interesse por novas experiências.

O "cerebrocentrismo" que predomina em nossa maneira de comunicar a psicologia pode acabar se tornando um sério problema, pois disfarça como "processos naturais" o que na verdade são adaptações neuropsicológicas às sociedades que estamos criando. Reduzir ao cérebro o que encontramos (sejam fenômenos novos ou antigos) só serve para obscurecer as chaves que alimentam (e podem nos ajudar a resolver) os problemas.

Em certo sentido, como indicam os pesquisadores, o que estamos vendo a nível neuronal é como os adolescentes começam a cultivar suas habilidades sociais e como começam a se abrir para o mundo que os rodeia de uma maneira nova. É a lei da vida; algo positivo e necessário, de fato. Embora eu imagine que isso não vai consolar todos os pais que estão arrancando os cabelos agora mesmo.

sobre
o mesmo tema